Nova patente visa obter dados de desempenho de jogadores via blockchains públicos
A gigante produtora de jogos Activision obteve uma patente para agregação de dados de jogadores que destaca o uso de blockchains públicos na coleta de tais informações.
A patente, enviada em 2018, foi concedida nesta terça-feira (8). Contém descrições que despertam alguns dos principais argumentos de jogos de blockchain: a portabilidade de informações (principalmente entre itens internos) de um jogo para outro.
A patente não destaca se Activision tem planos de fazer uso da tecnologia blockchain. Porém, até hoje, Activision não teve nenhuma iniciativa pública nesse setor — assim, a patente oferece uma nova (senão incompleta) janela sobre seus pensamentos nessa área.
A menção do blockchain vem em uma seção de “Classificação de Jogadores”: “um usuário que joga diversos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), o sistema atual gera uma classificação agregada e universal que reflete o desempenho de um jogador em todos os jogos FPS jogados por ele.”
Em um possível mecanismo, dados obtidos de blockchains públicos serão usados para compilar essa classificação. Segundo o documento da patente:
Em personalizações, o desempenho de um jogador ou dados do jogo são acessados pelos servidores do jogo, por APIs [interface de programação de aplicações] do sistema do jogo de terceiros e/ou coleta de sites de desenvolvedores ou registros públicos.
O sistema da presente especificação escaneia registros em sites e/ou blockchains públicos por frases e conjuntos de dados específicos, copia os dados e os importa ou insere nos sistemas de bases de dados da presente especificação.
Essa classificação de desempenho poderia ser usada para propósitos de combinação, unindo jogadores com habilidades e histórico de jogabilidade parecidos para sessões de jogos.
Os autores da patente continuam explicando que a natureza distribuída de blockchains “é adequada para armazenar dados de partidas e do jogo para inúmeros jogadores que jogam vários jogos”, acrescentando que, “em uma personalização, o sistema da presente especificação aplica técnicas de descarte de dados para o armazenamento em blockchain, para extrair dados do jogo para processamento e normalização”.
Claudia Mancini: blockchain público, privado
e híbrido – cada um no seu quadrado