Economia

Nova ministra da Economia argentina apoia objetivos de programa com FMI, diz Georgieva

06 jul 2022, 16:37 - atualizado em 06 jul 2022, 16:37
FMI Argentina
(Imagem: Reuters)

A nova ministra da Economia da Argentina, Silvina Batakis, disse a autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) que apoia os objetivos de um programa de 44 bilhões de dólares do país sul-americano com o FMI e trabalhará de forma construtiva com o credor global, disse nesta quarta-feira a diretora-gerente do órgão, Kristalina Georgieva.

Georgieva disse à Reuters que enfatizará o desejo do FMI de continuar apoiando a Argentina quando conversar com Batakis ainda nesta quarta-feira, depois que a ministra assumiu o cargo na segunda-feira após a renúncia abrupta de seu antecessor Martín Guzmán.

Batakis já conversou com o chefe do departamento para Hemisfério Ocidental do FMI –Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central do Brasil— e se comprometeu a apoiar os objetivos do programa do FMI, que Guzmán negociou para substituir um esquema falido de 2018.

A saída de Guzmán despertou preocupações sobre uma mudança em direção a políticas populistas e mais gastos estatais na Argentina, que enfrenta uma inflação altíssima, ao mesmo tempo que levantou temores de que o novo governo poderia tentar mudar os termos do acordo com o FMI.

“O mundo está realmente mudando muito rapidamente, mas ela se comprometeu com os objetivos do programa e se comprometeu a trabalhar com o Fundo de forma construtiva para atingir esses objetivos”, disse Georgieva.

“A ministra… entende o propósito da disciplina fiscal e também entende que se você quer ajudar os pobres não pode estar em condições de inflação galopante”, disse Georgieva.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar