Agronegócio

Nova leva de startups do setor leiteiro saindo rumo ao mercado

13 nov 2019, 13:48 - atualizado em 13 nov 2019, 16:28
Leite
Inovação e tecnologia para o setor leiteiro avança em competição que abrange outros campos do conhecimento (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O ecossistema da inovação tecnológica do setor leiteiro avança cada vez mais amparado nos jovens empreendedores estimulados pela Embrapa. E logo mais, nova leva de startups deverá chegar ao mercado através do Ideas for Milk, misto de competição e batismo prático do conhecimento, que já depois de três edições contabiliza cerca de 20 empresas ativas oferecendo soluções.

Na edição 2019, Paulo Martins, chefe da Embrapa Gado de Leite, a mentora do Ideas, lembra que sete finalistas (veja lista abaixo) serão apresentadas oficialmente no dia 22 de novembro, em São Paulo, depois de serem escrutinadas por um júri de mais de 120 experts, “o maior corpo de jurado do agronegócio brasileiro”.

A competição foi avançando ano a ano dentro do conceito de tecnologia digital para a cadeia produtiva do leite. Com o amadurecimento e novos desafios setoriais, incorporados aos ganhos que a cadeia veio tendo, novas oportunidades foram surgindo, conta Martins.

Dai que o Idea agregou novos requisitos para start ups competirem, como projetos em inovação em design industrial, embalagens, produtos e equipamentos.

“Nosso objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”, diz o pesquisador especializado em leite.

Universidades, instituições de amparo à pesquisa, instituições de pesquisas, empresas apoiadoras e outros integrantes fazem parte do ecossistema desenhado pela Embrapa Gado de Leite, agraciado na modalidade Governamental, com foco em Business Digital Transformation, cujas práticas foram destacadas pelo Institute for Learning & Performance.

Lista das sete finalistas do Ideas for Milk

 

Startup Proposta Descrição
Agrestech Visual Quality: Manejo do rebanho Software para identificar e registrar ações do manejo do rebanho. Rastreia focos de contaminação a atividades potencialmente danosas ao processo de produção e à garantia de qualidade do leite.
Agricultar Consultoria Sistema de Manejo de irrigação Sensor que automatiza sistemas de irrigação. Melhora a eficiência hídrica, evitando desperdícios, e reduz custos com mão-de-obra, tornando a produção de forragem mais sustentável.
Caminhos do Leite Sistema Cooperativa virtual Aplicativo para venda de produtos da cadeia leiteira. Sistema que intermedia a oferta de produtos por parte dos cooperados, facilitando as relações comerciais de compra e venda.
Juá Agrotech juáRES: Monitoramento Inteligente de rebanhos Sistema que monitora, de maneira inteligente, o comportamento do rebanho. Auxilia na detecção de cio, trabalho de parto, identificação de doenças, localização e ataque de animais.
Milk Color Milk Color: Detecção de mastite subclínica Aplicativo de celular de fácil uso e baixo custo para detecção de mastite subclínica em amostras de leite. Garante rapidez nos resultados, auxiliando no controle de um grande problema do setor.
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Leia mais sobre: