Nova Inteligência Artificial de Elon Musk é boa? Itaú BBA destaca poucos pontos positivos da Grok 3 — e um deles é bom para a Nvidia (NVDA)

O Grok 3, novo modelo de linguagem em inteligência artificial (IA) da xAI, a startup de Elon Musk, apresentou resultados mistos desde o seu lançamento. E, para os analistas do Itaú BBA, não superou outras concorrentes já bem estabelecidas no mercado.
Em um relatório publicado nesta quarta-feira (19), os analistas do Itaú BBA destacam que o Grok 3 foi treinado em um supercluster de 200 mil GPUs, criado por Musk especialmente para a xAI.
Elon Musk criou altas expectativas, descrevendo-o como “a IA mais inteligente da Terra”, destacando os avanços esperados em várias áreas, incluindo raciocínio matemático, codificação e compreensão científica geral.
No entanto, a capacidade de processamento não teve um resultado significativamente superior ao Gemini, do Google, e DeepSeek, a IA chinesa que, recentemente, abalou o mercado de tecnologia global.
Além disso, o Grok 3 não superou significativamente o GPT-o3, da OpenAI, em todos os parâmetros (benchmarks) do mercado.
- LEIA MAIS: ‘Criptomoeda de Milei’ é furada — entenda o colapso de LIBRA e conheça outro ativo com fundamentos para buscar lucros no criptomercado
O outro lado do Grok 3, de Elon Musk
É verdade que o mercado espera que a capacidade de processamento das IAs generativas cresça exponencialmente a cada novo lançamento. Portanto, embora o Grok 3 tenha superado alguns benchmarks, esse crescimento não foi além do que já era previsto.
Apesar disso, o modelo apresenta alguns recursos promissores, como o modo de raciocínio avançado que aumenta a precisão em tarefas complexas e o “Deep Search”, um agente de IA que promete revolucionar a busca online, de acordo com Musk.
Além disso, os modos “Think” e “Big Brain” oferecem diferentes níveis de processamento para otimizar o desempenho em diversas tarefas.
Seja como for, o Grok 3 representa um avanço considerável para a startup xAI — além de manter o interesse em investimentos em computação de alto desempenho, o que beneficia empresas como a Nvidia (Nasdaq:NVDA).
Agora, a expectativa é que ocorra um desenvolvimento e aprimoramento do Grok 3 — além da disponibilização de mais dados sobre seu desempenho e capacidades.