Tecnologia

Nova Inteligência Artificial de Elon Musk é boa? Itaú BBA destaca poucos pontos positivos da Grok 3 — e um deles é bom para a Nvidia (NVDA)

19 fev 2025, 16:52 - atualizado em 19 fev 2025, 16:52
xAI, startup de Elon Musk, lança o Grok 3, a IA generativa mais nova do mercado (Imagem: montagem Money Times)
xAI, startup de Elon Musk, lança o Grok 3, a IA generativa mais nova do mercado (Imagem: montagem Money Times)

O Grok 3, novo modelo de linguagem em inteligência artificial (IA) da xAI, a startup de Elon Musk, apresentou resultados mistos desde o seu lançamento. E, para os analistas do Itaú BBA, não superou outras concorrentes já bem estabelecidas no mercado. 

Em um relatório publicado nesta quarta-feira (19), os analistas do Itaú BBA destacam que o Grok 3 foi treinado em um supercluster de 200 mil GPUs, criado por Musk especialmente para a xAI.

Elon Musk criou altas expectativas, descrevendo-o como “a IA mais inteligente da Terra”, destacando os avanços esperados em várias áreas, incluindo raciocínio matemático, codificação e compreensão científica geral.

No entanto, a capacidade de processamento não teve um resultado significativamente superior ao Gemini, do Google, e DeepSeek, a IA chinesa que, recentemente, abalou o mercado de tecnologia global.

Além disso, o Grok 3 não superou significativamente o GPT-o3, da OpenAI, em todos os parâmetros (benchmarks) do mercado.

O outro lado do Grok 3, de Elon Musk

É verdade que o mercado espera que a capacidade de processamento das IAs generativas cresça exponencialmente a cada novo lançamento. Portanto, embora o Grok 3 tenha superado alguns benchmarks, esse crescimento não foi além do que já era previsto.

Apesar disso, o modelo apresenta alguns recursos promissores, como o modo de raciocínio avançado que aumenta a precisão em tarefas complexas e o “Deep Search”, um agente de IA que promete revolucionar a busca online, de acordo com Musk.

Além disso, os modos “Think” e “Big Brain” oferecem diferentes níveis de processamento para otimizar o desempenho em diversas tarefas.

Seja como for, o Grok 3 representa um avanço considerável para a startup xAI — além de manter o interesse em investimentos em computação de alto desempenho, o que beneficia empresas como a Nvidia (Nasdaq:NVDA).

Agora, a expectativa é que ocorra um desenvolvimento e aprimoramento do Grok 3 — além da disponibilização de mais dados sobre seu desempenho e capacidades.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar