Política

Nova identidade terá formato digital, diz secretário

24 fev 2022, 21:44 - atualizado em 24 fev 2022, 21:44
Congresso
Segundo Gomes, o cidadão não terá de pagar nenhuma taxa. O documento também terá formato digital que poderá ser acessado na plataforma Gov.br (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O governo anunciou nesta quarta-feira (23) a nova carteira de identidade digital. Mas o brasileiro não vai precisar sair correndo para trocar o documento.

É o que garantiu o secretário especial de Modernização do Estado, Eduardo Gomes na entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (24).

Segundo ele, a carteira atual terá validade de 10 anos e os institutos de identificação terão prazo de um ano para se adequar tecnicamente à nova situação. “É um processo lento, gradativo, sem trauma para a população”, disse.

O secretário disse que a mudança para um número único deverá conferir mais segurança e evitar as fraudes que acontecem hoje em dia.

Segundo Gomes, o cidadão não terá de pagar nenhuma taxa. O documento também terá formato digital que poderá ser acessado na plataforma Gov.br.

Porém, o documento impresso continuará sendo o principal. “Hoje em dia nem todos os brasileiros possuem smartphone para que possam ter essa identidade digital. É uma identidade cidadã, inclusiva.”, disse.