Mercados

Nova Futura: Mercado melhora o humor em dia de início da campanha eleitoral

16 ago 2018, 9:48 - atualizado em 16 ago 2018, 9:48

Por Nova Futura

A perspectiva de retomada das negociações comerciais entre Estados Unidos e China anima os mercados internacionais e as bolsas avançam nesta quinta-feira, dia que no Brasil é marcado pelo início oficial da campanha eleitoral. Na noite de ontem, os índices futuros de Nova York e os rendimentos dos Treasuries já davam indícios da reação positiva dos agentes à notícia de que o vice-ministro do Comércio da China, Wang Shouwen, foi convidado a visitar Washington ainda este mês para retomar o diálogo entre as duas maiores economias do mundo.

Também ajuda a melhorar o humor o desempenho da lira turca, que entra hoje em seu terceiro de recuperação, apagando quase toda a queda que havia acumulado nas duas sessões anteriores, quando pesavam mais fortemente as desavenças entre Turquia e EUA. O impulso favorável mais recente veio ontem, quando o Catar revelou planos de investir US$ 15 bilhões no país.

Outras moedas emergentes que sofreram contágio também recuperam-se com vigor nesta manhã, o que pode apoiar o dólar ante o real por aqui. Mas no Brasil as atenções estarão na corrida presidencial, com início da campanha nas ruas. Ontem o PT registrou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto, sem informar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex, imposta pela Justiça Federal no Paraná e confirmada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Antes mesmo de o edital com o nome dos presidenciáveis ser publicado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com impugnação da candidatura, acelerando a decisão sobre o caso. Sorteado relator, o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do TSE, vai analisar o registro e sinalizou que pretende dar celeridade ao caso, frustrando expectativa de dirigentes petistas que esperavam manter o nome de Lula na cabeça de chapa pelo menos até o início do horário eleitoral na TV, em 31 de agosto.

Segundo apurou o Broadcast, a decisão não deve ser monocrática, ou seja, será submetida ao plenário. O TSE tem até 17 de setembro para julgar os registros de candidatura. A procuradora-geral eleitoral (e procuradora-geral da República), Raquel Dodge, contestou a candidatura do petista, argumentando que Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa e, portanto, está inelegível. Os advogados do ex-presidente divulgaram nota em que afirmam que “vão enfrentar com fundamento na lei” os pedidos de impugnação de registro.

Leia mais sobre: