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Nova ferramenta promete desburocratizar o processo de locação de imóveis

08 dez 2020, 7:23 - atualizado em 08 dez 2020, 7:24
Imóveis São Paulo
A ferramenta cuida de todo o relacionamento do negócio entre proprietário e inquilino desde o início até a aprovação, que é feita sem a necessidade de fiador (Imagem: Unsplash/@yuricatalano)

Alugar imóveis costuma ser sinônimo de dor de cabeça para os proprietários. A demora para achar inquilinos, inadimplência, fiador, documentação, atraso nos pagamentos e outras burocracias acabam dificultando o processo e, muitas vezes, conduzindo à desistência.

Em artigo recente, publicado no Money Times, o CEO da Arbo Imóveis justamente comenta que se antes o Brasil vinha numa tendência maior pela locação, hoje, com a condição econômica atual, o número de vendas se equipara ao de aluguéis, além de a localização influenciar menos que anteriormente, e tamanho e características do imóvel ter ganhado mais relevância.

Contudo, hoje, há novas ferramentas que podem ser utilizadas pelos proprietários de imóveis para desburocratizar o processo de locação e evitar boa parte da dor de cabeça.

Um exemplo é a Arbo Rent, plataforma da Arbo Imóveis, que tem a proposta de oferecer um serviço de administração de imóveis que ampara o cliente antes, durante e depois do processo de locação.

Direcionada a locadores, a ferramenta cuida de todo o relacionamento do negócio entre proprietário e inquilino desde o início – quando a proposta chega para o time de análise de crédito – até a aprovação, que é feita sem a necessidade de fiador. A Arbo se encarrega de toda a documentação de ambas as partes.

A assinatura digital dos contratos é outra inovação, conferindo mais agilidade ao processo, cujo andamento pode ser acompanhado pelo CRM – Customer Relationship Management (ou gestão de relacionamento com o cliente).

Caso o cliente não passe na Garantia Arbo, a empresa oferece alguns produtos financeiros para auxiliá-lo. Com a análise de crédito, dependendo do caso, a renda dos clientes pode ser complementada.

Ao final do processo, a imobiliária aguarda o repasse das comissões e taxas de administração. Com a taxa de intermediação, ela embolsa uma parcela do valor do primeiro aluguel pago pelos locatários. Depois, todo mês recebe uma parte da taxa de administração sobre o valor do aluguel, com data marcada.

O cliente pode escolher entre os dias 1, 10 ou 20 para o pagamento, devendo arcar com as despesas iniciais, como assinatura e vistoria. O tempo padrão de contrato é de 30 meses e o prazo para rescisão, sem multa, 12 meses. A plataforma também oferece suporte jurídico, financeiro e contábil ao usuário.

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