Bitcoin (BTC)

Nova criptomoeda EOS matará o Ethereum?

03 mar 2018, 15:33 - atualizado em 03 mar 2018, 15:34

Por Tanzeel Akhtar, da Investing.com

O recente burburinho sobre o EOS, a nona criptomoeda mais popular, com capitalização de mercado atual de quase US$ 6 bilhões, é que é capaz de ultrapassar o ethereum, que já está na segunda posição por bastante tempo. Na verdade, alguns até acreditam que eventualmente o EOS poderia ultrapassar o bitcoin. Poderia haver alguma verdade nessas grandes ambições?

Para aqueles que não estão familiarizados com o EOS, ele foi criado pela Block.one, uma empresa com sede nas Ilhas Cayman e lançado em meados de 2017. O projeto é liderado por Dan Larimer, que também é o fundador do steem, uma moeda alternativa que alimenta a plataforma de mídia social Steemit, e a Bitshares, uma plataforma descentralizada para a comercialização de criptomoedas.

O EOS, embora ainda no estágio ICO (oferta inicial de moedas), que ocorrerá por mais de doze meses, estava sendo negociado a US$ 8,38 no momento da redação. O EOS pretende tornar-se o novo sistema operacional blockchain, mais rápido e escalável do que o ethereum, permitindo que os usuários criem aplicativos descentralizados de forma mais eficiente.

Por que o EOS está sendo chamado de competidor direto do ethereum? Dror Medalion, CEO e fundador do bitJob, um mercado P2P descentralizado para estudantes que procuram empregos temporários, diz:

“Esse software [EOS] permite a escalada vertical e horizontal de aplicações descentralizadas. Oferece autenticação, contas, banco de dados, comunicação assíncrona e pode agendar aplicativos em vários núcleos e clusters de CPU “.

Medalion explica que, embora já existam uma variedade de redes baseadas em blockchain como o ethereum (que aceleram as aplicações descentralizadas), o EOS concentra-se nos pontos críticos da blockchain e tenta resolver o problema de escalabilidade, velocidade e flexibilidade que muitas vezes se tornam um gargalo para muitos dos outros sistemas baseados em blockchain atualmente em uso.

“Um dos principais exemplos é a diferença entre o EOS e o ethereum no mecanismo de consenso blockchain. Enquanto o ethereum usa a prova de trabalho – Proof-of-Work – (e em breve passará para um híbrido prova de trabalho/prova de participação – Prove-of-Stake), o EOS usará a tecnologia Graphene que utiliza o mecanismo de consenso prova de participação delegada (DPOS, na sigla em inglês). [A prova de trabalho e a prova de participação frequentemente] causam uma enorme dificuldade em consertar aplicativos defeituosos, mas o EOS já possui um mecanismo que pode congelar e corrigir a aplicação “.

Dor Konforty, CEO e cofundador da Synereo uma empresa de desenvolvimento de blockchain, observa que, enquanto a tecnologia subjacente ainda não se provou, o EOS é diferente de outros concorrentes ethereum, pois é fortemente financiada e apoiada por grandes nomes tanto da indústria de tecnologia cripto quanto do mundo real.

Parceria com o Bancor

Em junho de 2017, o Bancor — os desenvolvedores do Protocolo Bancor, que permite aos usuários converterem tokens facilmente, permitindo maior liquidez em blockchain — anunciaram que estavam iniciando uma parceria com o EOS. A implementação no EOS.IO está programada para lançamento em junho de 2018.

Atualmente, o ethereum é a única criptomoeda cuja blockchain permite o Protocolo Bancor. Isso dá ao EOS uma vantagem significativa, enquanto dissolve uma das vantagens -chave do ethereum. Konforty diz:

“O ethereum se esforçou muito para estabelecer e expandir sua rede em todo o mundo; o EOS simplesmente pode pagar projetos para usar sua tecnologia. Algumas empresas não terão escolha, endossadas pelos grandes nomes já mencionados. Apenas espero que a tecnologia seja sólida. Caso contrário, essa peça vai descarrilar os esforços para criar uma infraestrutura descentralizada real, funcional e robusta para a nova web “.

Além disso, existem muitas diferenças importantes no projeto do EOS. Noam Copel (SA:CPLE6), CEO e Fundador da DAV Foundation explica que a filosofia do projeto EOS, seu algoritmo de consenso e seu modelo econômico, são completamente diferentes dos do ethereum. Mas ele também ressalta a vantagem do ethereum de ser pioneiro no mercado, que permanece em vigor:

“Um dos potenciais benefícios da forma como o EOS está construindo sua plataforma é a escalabilidade aprimorada – processamento mais rápido e mais barato de grandes volumes de transações. No entanto, o ethereum tem algo muito importante que falta ao EOS: a maior rede mundial de tokens, desenvolvedores e produtos com base na sua plataforma. Além disso, não esqueçamos que os desenvolvedores ethereum estão trabalhando para melhorar significativamente a escalabilidade da sua plataforma. Ainda iremos ver se o EOS alcançar o crescente efeito de rede ethereum antes do ethereum demonstrar sua capacidade de aumentar a escalabilidade”.

FOMO e um mercado ICO supersaturado

Medalion adverte que novos projetos estão chegando ao mercado tão rapidamente agora que a maioria dos investidores dificilmente tem tempo para completar a devida diligência, a fim de captar tudo o que precisam saber sobre cada novo projeto. E o ritmo de novas ICO continua a acelerar. Para a maioria dos investidores, o burburinho e a escalada de preços dão uma uma sensação de FOMO (do inglês Fear of Missing Out – medo de ficar de fora). Medalion observa que, mesmo assim, o EOS é diferente, tornando mais fácil e potencialmente mais seguro para os compradores interessados investir no EOS:

“O EOS escolheu adotar uma estratégia diferente executando sua ICO por um ano. Portanto, cria confiança total por potenciais investidores; eles têm tempo para fazer uma pesquisa de mercado profunda antes de escolher entrar. Em nossa opinião, escolher esse caminho leva o EOS a aumentar sua renda e a concretizar sua visão “.

Os aficionados das cripto estão bem cientes dos perigos das ICO, embora novos investidores possam não estar tão informados.

As preocupações com o risco de investir em novas ofertas de moeda sem entender completamente a tecnologia subjacente são bem fundamentadas. Uma pesquisa recente da bitcoin.com mostrou que cerca da metade dos 902 crowdsales de ICOs em 2017 fracassaram. A tecnologia do EOS, juntamente com seu modelo de vendas alternativo, pode simplesmente ser um novo paradigma no espaço altcoin.