Nova chance ao euro digital? Banco Central Europeu forma grupo consultivo para CBDC
O Banco Central Europeu (BCE) apontou 30 membros para seu novo “Grupo Consultivo do Mercado de Euro Digital”.
Os membros irão aconselhar o Eurosystem sobre a formulação e a distribuição de um potencial euro digital, que é uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês).
O Eurosystem é a autoridade monetária da região do euro e compreende o BCE e os bancos centrais nacionais dos Estados-membros que adotam a moeda.
O BCE lançou o projeto para o euro digital em julho, durante a fase de investigação e pesquisa. Na época, a instituição financeira disse que o grupo consultivo de mercado irá considerar as opiniões de usuários e distribuidores em potencial quanto ao euro digital.
Agora que o grupo foi formado, reuniões trimestrais serão realizadas, a partir do mês que vem, e reuniões escritas serão organizadas entre as sessões.
O grupo consultivo inclui profissionais administrativos sênior de empresas, como BBVA, Deutsche Bank AG, Société Générale, Conselho Europeu de Pagamentos, Stripe e IKEA.
Alguns membros do grupo incluem: Antonio Macías Vecino, diretor de pagamentos do BBVA; Jochen Siegert, diretor administrativo e diretor global de plataformas de ativos do Deutsche Bank AG; Yves Blavet, diretor de open banking do Société Générale; e Sean Mullaney, diretor de engenharia de pagamentos de pagamentos EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da Stripe.
O período de investigação e pesquisa terá duração de 24 meses e objetiva identificar problemas-chave em relação à formulação e à distribuição de um euro digital.
O BCE ainda tem de decidir se emitirá um euro digital. O banco central disse, anteriormente, que, se decidir lançar a versão digital da moeda, ela irá complementar o dinheiro físico, e não substituí-lo.