Mercados

Nova Bolsa de compra e venda de energia começa a operar nesta quinta (20) no Brasil; veja como funciona a N5X

20 jun 2024, 11:17 - atualizado em 20 jun 2024, 11:17
NX5
A N5X, nova Bolsa de energia do Brasil, começa a operar nesta quinta-feira (20) (Imagem: Pexels)

Começa a operar nesta quinta-feira (20) a N5X, a nova bolsa de energia do Brasil. Ela é fruto da Nodal, empresa do Grupo EEX e também pelo L4 Venture Builder, fundo independente da B3

Na fase inicial, a operação irá permitir a compra e venda de energia, incluindo grandes geradores, consumidores, instituições financeiras e comercializadoras habilitadas na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No longo prazo, o objetivo da Bolsa de energia é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução de países que passaram pelo processo de liberalização.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente

“O início das operações da N5X é um marco no desenvolvimento do mercado livre de comercialização de energia brasileiro. O desenvolvimento de uma nova plataforma, voltada para atender as demandas atuais dos clientes, é uma grande conquista e irá trazer cada vez mais credibilidade e segurança para impulsionar a transformação e para auxiliar a explorar o gigantesco potencial do nosso mercado de energia”, comenta Ana Carla Abrão, vice-presidente de novos negócios da B3.

N5X tem mais de 160 empresas cadastradas

A N5X já conta com mais de 160 empresas cadastradas, incluindo nomes como Copel e Raízen. A bolsa permite o cadastro ilimitado de usuários na plataforma, integração com ETRMs (Gestão de Riscos na Comercialização de Energia) do mercado e plataformas proprietárias.

Nesta primeira fase do negócio, a formalização das negociações de compra e venda de energia será realizada por meio da Boleta N5X (simplificada ou personalizada) projetada para acelerar operações.

“O lançamento de nossa plataforma é o primeiro passo em direção ao avanço do desenho de mercado de trading de energia brasileiro proposto pela N5X […] A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente. Nossa meta é aumentar o giro atual do mercado de 4,27 vezes em 2022 para 10 vezes nos próximos anos”, diz Dri Barbosa, CEO da N5X

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar