Nova bifurcação da rede Steem deseja confiscar ativos de mais de 60 contas

As “testemunhas” (“witnesses”), validadores da rede Steem, planejam realizar uma bifurcação drástica (do inglês “hard fork”) nesta quarta-feira (20) para apresentar duas novas mudanças.
A mais aceitável delas irá reduzir o tempo de espera para o desbloqueio de STEEM tokens e staking (chamado de “powering down”, ou “desligamento”) de treze semanas para apenas quatro.
A segunda mudança, de acordo com uma entrevista com “Triple A”, um validador da rede, deseja confiscar as contas e ativos de quem “representar uma ameaça” ao blockchain Steem. O site Decrypt estima que os ativos em staking totalizam cerca de US$ 5 milhões.
Dentre as 65 contas (de acordo com uma publicação nesta terça-feira) são os validadores da Steem acusados de se opor à aquisição da Steemit Inc. pela Tron e organizar a bifurcação para o blockchain HIVE no dia 20 de março.
Triple A afirma que essas contas continuam a atormentar a rede, danificando a estabilidade do blockchain e atacando publicamente os usuários, “justificando” a bifurcação desta quarta-feira.
As acusações contra os organizadores da rede Hive são no mínimo questionáveis, pois não há indícios que sustentem essas acusações.
Segundo o Decrypt, os confiscos poderiam ser uma retaliação contra os apoiadores do Hive, excluindo validadores específicos da Steem de participarem do airdrop (“bonificação”) do token HIVE.
De qualquer forma, esse dilema é outro choque contra a viabilidade dos sistemas de proof-of-stake delegado (DPoS), que não conseguiram evitar, de forma adequada, que validadores formem cartéis e explorem a rede.
Por que as “testemunhas” que saíram do Steem continuariam a deter ativos na Steem? O motivo não tem nada a ver com o período de desligamento mencionado acima. Stakers de STEEM devem esperar 13 semanas para desbloquear completamente seus ativos retidos.
O conflito interno na Steem começou quase no fim de fevereiro, ou seja, há umas 12 semanas, e qualquer “testemunha” que não tivesse imediatamente começado o desligamento ainda teria ativos retidos na rede.
Contas que possuem acesso a seus fundos, negociar STEEM por HIVE se tornou bem mais difícil, já que o serviço de câmbio BlockTrades encerrou o suporte para depósitos em STEEM devido ao sigilo por trás da bifurcação de hoje.