Nova atualização do Bitcoin Core
No último domingo, 19, foi o lançamento oficial do Bitcoin Core, versão 0.19.0, o 19ª maior lançamento do cliente original de software do Bitcoin, e continua sendo a implementação de bitcoin mais preferencial da rede.
O lançamento inclui uma gama de melhorias de desempenho, modernizações e correções de falhas.
A inclusão dos endereços Bech32 (endereços que começam com os caracteres alfanuméricos bc1 e consistem apenas de letras minúsculas), como o padrão na GUI (interface gráfica do usuário) da carteira do Bitcoin Core, fornece vários benefícios.
Reduz o potencial de erros humanos (erros de digitação, por exemplo) ao usar menos caracteres e retirando a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas nos endereços.
Também reduz o custo de enviar transações SegWit (“testemunha segregada”: atualização de protocolo implementada para fornecer proteção da maleabilidade de transações e aumentar a capacidade do bloco) ao diminuir a quantidade de dados necessária em cada transação (relacionada à saída P2SH, para “pagar por um script que corresponda a esse hash”).
Em uma tentativa de dificultar os “ataques de partição”, a atualização também aumenta o padrão para conexões de saída ao repetir blocos em dois. A adição padroniza nós ao estabelecer mais conexões entre si apenas ao aumentar minimamente os requisitos de largura de banda.
Outras mudanças importantes incluem a remoção dos pedidos de Bloom Filter (estrutura de dados criada para indicar se um elemento existe em um conjunto) por padrão, o suporte adicional para filtração de blocos compactos por parte do cliente e a remoção do suporte de protocolo de pagamento da GUI.
De acordo com a CoinDance, aproximadamente 4% dos 9.332 nós públicos rodando na rede bitcoin já fizeram a atualização.
Esse lançamento ilustra bem a abordagem do Bitcoin Core ao desenvolvimento de protocolo. Bitcoin Core atualiza o protocolo de Bitcoin por meio de soft-forks (mudanças no protocolo do software em que transações/blocos anteriormente válidos se tornam inválidos).
Essa atualização foi desenvolvida por seis meses com a participação de centenas de desenvolvedores e fornece muitas melhorias de desenvolvimento e correções de falhas sem comprometer a compatibilidade com antigas implementações do Bitcoin Core.
Por conta da compatibilidade atrasada inerente das soft forks, é questionável que a atualização dos nós vai imediatamente reduzir drasticamente a quantidade de coordenação necessária para as atualizações do protocolo. A execução do novo software é completamente voluntária, além do suporte mínimo da atualização.