AgroTimes

Norte e Nordeste processam 86% da safra de cana esperada, diz NovaBio

06 mar 2023, 14:14 - atualizado em 06 mar 2023, 14:14
NovaBio
Segundo a NovaBio, ainda faltam cerca de 8 milhões de toneladas a serem esmagadas, o que deve prolongar a moagem em Alagoas e Pernambuco (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

A safra de cana-de-açúcar da temporada 2022/23 do Norte e Nordeste atingiu 86% do processamento esperado para a temporada, com moagem de 50,22 milhões de toneladas até a primeira quinzena de fevereiro.

Os dados foram compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), entidade que congrega 35 usinas e destilarias de etanol em 11 Estados brasileiros.

Segundo a NovaBio, ainda faltam cerca de 8 milhões de toneladas a serem esmagadas, o que deve prolongar a moagem em Alagoas e Pernambuco.

A safra atual deve se encerrar com produção 7% maior de etanol anidro e açúcar no Norte e Nordeste do País ante 2021/22, estima a entidade.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A fabricação de açúcar até a primeira quinzena de fevereiro ficou 2,8% acima do verificado em igual período do ano anterior, com 2,7 milhões de toneladas.

Segundo o presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, a produção se recuperou após registrar queda de 1,1% no mês de dezembro e deverá ser encerrada com 3,2 milhões de toneladas.

Do total projetado, cerca de 2,5 milhões de toneladas de açúcar (refinado e granel) serão exportadas para países africanos, especialmente Gana, Sudão, Nigéria e Argélia, e para outros continentes como a Europa.

No que se refere ao etanol anidro, houve crescimento anual de 9% ante 2021/22, somando 1,09 bilhão de litros produzidos até o momento. A estimativa é de que a safra 2022/23 do Norte e Nordeste se encerre com volume total produzido superior a 1,15 bilhão de litros do produto, superando a previsão inicial da temporada.

Até a primeira quinzena de fevereiro, a produção de hidratado estava 10,5% abaixo do ciclo anterior, com 907 milhões de litros ante 1 bilhão de litros entregues em igual ciclo de 2021/22. Mesmo assim, Cunha estima produção de 1,18 bilhão de litros, volume maior do que o verificado na safra 2021/22. Ao fim do atual ciclo de moagem, a produção total de etanol, considerando o anidro e o hidratado, deverá crescer cerca de 8%, fechando 2022/23 com 2,27 bilhões de litros.

Segundo a Novabio, a safra 2022/23 do Norte e Nordeste será finalizada até o fim de março nos Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Amazonas. Em Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o ciclo deve terminar até abril de 2023.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar