Norte-americanos podem misturar vacinas em dose de reforço, mas ideal é manter a original, diz Fauci
Os norte-americanos podem escolher uma dose de reforço contra a Covid-19 que seja diferente da vacina que tomaram originalmente, mas a recomendação é manter o mesmo imunizante que receberam inicialmente, caso ele esteja disponível, disse o conselheiro médico chefe da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, nesta sexta-feira.
“Normalmente é recomendado que você receba uma dose de reforço que seja do cronograma original que você tomou primeiro”, disse Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, em entrevista à CNN norte-americana.
“Mas por uma razão ou outra –e pode haver circunstâncias diferentes com as pessoas, disponibilidade ou apenas escolhas pessoais diferentes– você pode, como dizemos, misturar e combinar”, disse Fauci.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomendou na quinta-feira o reforço da vacina contra a Covid-19 para quem se imunizou com as doses da Moderna e Johnson & Johnson, e disse que os norte-americanos podem escolher uma dose diferente de sua imunização original como reforço.
Os comentários de Fauci contrastam com as recomendações do CDC e da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) nesta semana, que dizem que os norte-americanos devem receber a dose de reforço, mas sem especificar quais combinações seriam as melhores.
As recomendações também abrem portas para que os imunizados com a vacina de dose única da J&J recebam uma dose da vacina da Pfizer ou Moderna, que demonstraram oferecer maior proteção em uma variedade de estudos.
“Agora você pode misturar e combinar uma com a outra, mas em geral faz sentido seguir com o seu cronograma original”, disse Fauci.