Norsk Hydro e Golar Power assinam acordo para viabilizar terminal de GNL no Pará

A norueguesa Norsk Hydro e a elétrica Golar Power assinaram memorando de entendimento que visa o desenvolvimento de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Barcarena, no Pará, informaram as empresas em comunicados nesta quinta-feira.
O projeto tem como objetivo permitir o fornecimento pela Golar Power de gás para a refinaria de alumínio Alunorte, unidade da Norsk nas proximidades do porto de Vila do Conde, também em Barcarena.
A Alunorte seria o primeiro cliente operacional de uma unidade flutuante de regaseificação de GNL (ou FSRU, na sigla em inglês) que a Golar Power planeja colocar em funcionamento na região no primeiro semestre de 2022, disse a companhia.
“A conclusão de acordos finais com a Norsk Hydro será, portanto, um passo importante para o início dos investimentos, que devem ocorrer nos próximos 4 a 6 meses”, acrescentou em nota a Golar Power, uma joint-venture entre a Golar LNG e a empresa de investimentos Stonepeak Infrastructure Partners.
Além da Alunorte, o terminal GNL também fornecerá o combustível para abastecer uma termelétrica com 605 megawatts que uma subsidiária da Golar Power construirá na região e que já tem contratos para a venda da produção por 25 anos, ainda segundo a empresa.