BusinessTimes

Norma de agendamento de caminhões muda de fase no dia 1º no Porto de Santos

28 dez 2022, 13:06 - atualizado em 28 dez 2022, 13:07
Porto de Santos
Daquela data a 31 de dezembro, o tempo caiu para quatro horas. A partir do próximo domingo, 1º de janeiro, até dia 1º de abril (Imagem: Reprodução/ You Tube do Porto de Santos)

O tempo limite de chegada no Porto de Santos (SP) de caminhões transportando contêineres e carga solta será reduzido a partir de 1º de janeiro de quatro para três horas, segundo comunicado divulgado pela Santos Port Authority (SPA), estatal responsável pela administração do porto paulista.

Até 1º de outubro, terminais do porto agendavam um horário com a SPA e tinham limite de até cinco horas para receber veículos.

Daquela data a 31 de dezembro, o tempo caiu para quatro horas. A partir do próximo domingo, 1º de janeiro, até dia 1º de abril, o período máximo será de três horas e, após este prazo, de duas horas além do horário estipulado.

As alterações estão previstas na Norma da Autoridade Portuária (NAP) que entrou em vigor no dia 1º de outubro.

Segundo a SPA, a alteração tem o objetivo de reduzir a permanência dos veículos nas cercanias do Porto e oferecer mais janelas de agendamento a caminhoneiros.

Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração, pois as cargas chegam de localidades distantes, após dias de viagem.

O ajuste do período agendado é feito com a parada obrigatória em pátios reguladores fora do porto, para evitar que os transportadores formem filas nas rodovias ou avenidas de acesso ao complexo portuário.

Os caminhões ficam estacionados aguardando a chamada aos terminais.

A janela para essas cargas continua sendo de seis horas, conforme o comunicado da estatal.