No setor de educação, apenas 3 ações valem a pena, diz BTG
Em relatório sobre o setor de educação, o BTG Pactual aponta que os resultados do primeiro trimestre de 2022 foram melhores do que o esperado, refletindo estimativas de mercado excessivamente pessimistas e base de comparação fraca, com uma captação mais forte e margens maiores.
Entretanto, em termos absolutos, destaca que os resultados não inspiram, com ticket médio fraco em todos os setores, despesas financeiras maiores, capital de giro pressionado e geração de fluxo de caixa abaixo da média.
Neste cenário, o BTG segue cauteloso com o setor e recomenda compra apenas dos papéis da Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3), Ânima Educação (ANIM3) e Vitru Educação (VTRU).
“O pior parece ter passado, mas os desafios são grandes”, diz BTG
Segundo o banco, ainda existem grandes desafios para o setor, que enfrenta forte inflação de custos pressionando as margens, ambiente altamente competitivo (prejudicando o ticket médio), pico de juros em um setor alavancado financeiramente, renda disponível pressionada, entre outros.
“Quase todas as empresas que cobrimos registraram uma captação maior no primeiro trimestre, com uma recuperação sólida de alunos no presencial e outro trimestre de aceleração consistente na captação no EaD” aponta o relatório.
Entretanto, o ticket médio da maioria das empresas decepcionou, refletindo principalmente a forte concorrência no segmento EAD (menor ticket ao ano) e descontos para novos alunos, destaca o BTG.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!
Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!