No exterior, Credit Suisse derrete 20% e mau humor global contamina Ibovespa
O Ibovespa (IBOV) foi contaminado pelo mau humor global nesta quarta-feira (15), com o Credit Suisse desbando 20%, após o principal acionista do banco, o Saudi National Bank (SNB), descartar oferecer mais assistência financeira.
As tensões sobre a saúde de instituições financeiras, no geral, especialmente as menores, persistem mesmo após reguladores e executivos de finanças tentarem amenizar preocupações de contágio depois que o SVB e outro banco dos Estados Unidos entraram em colapso na última semana.
Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira caía 1,7%, aos 101,1 mil pontos, depois de uma baixa de 1,8% logo na abertura, em linha com os índices futuros em Nova York.
Ainda contribuindo para o viés cauteloso do dia, resultados mistos da China levantam dúvidas quanto às expectativas de que haveria uma expansão muito forte e rápida da economia chinesa após o fim da política restritiva “covid zero”, destacou o BB Investimentos.
No Brasil, os investidores seguem acompanhando as discussões políticas sobre a nova âncora fiscal do país. Mantém-se a expectativa de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente nesta semana a nova regra fiscal para o presidente Lula.
*Com informações da Reuters