BusinessTimes

No Dia Nacional da Visibilidade Trans: Starbucks lança a 3ª edição do projeto “Eu Sou”:

29 jan 2022, 9:00 - atualizado em 31 jan 2022, 14:29
Starbucks apresenta Eu Sou
Projeto “Eu Sou” visa prestar suporte legal e psicológico durante o processo de retificação de nome de pessoas trans (Imagem: Divulgação Starbucks)

O nome é uma parte de quem cada pessoa é antes mesmo do dia do nascimento, compondo identidades para muito além do papel da certidão de nascimento e documentos pessoais.

Entretanto, um dos grandes desafios da comunidade trans é lidar com todos os entraves que o preconceito e restrições causam em suas vidas, incluindo a dificuldade de retificar seus nomes. 

Neste cenário, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Starbucks Brasil lança a 3ª edição do projeto “Eu Sou”, que vai auxiliar os colaboradores trans da marca com todo o suporte legal e psicológico para passar por este processo e poder ter os nomes que representam quem essas pessoas, de fato, são. 

Starbucks
Em 2020, partners receberam suas certidões de nascimento retificadas e um copo Starbucks com seus nomes escritos à mão (Imagem: Divulgação-Starbucks Brasil)

Proposta do projeto 

O projeto “Eu Sou” foi lançado pela primeira vez em 2020 e caminha para sua 3ª edição em 2022. 

Os colaboradores do Starbucks são chamados de partners, e o projeto se destina à eles e ONGs parceiras, com a proposta de oferecer suporte jurídico e psicológico gratuito para os partners trans que almejam alterar nome e gênero na certidão de nascimento. 

Este processo é burocrático e pode ser custoso para as pessoas, gerando mais uma dificuldade em torno da realidade de pessoas trans. Pensando nisso, pela primeira vez, a SouthRock operadora licenciada da Starbucks no Brasil expandirá seu apoio aos partners em seus escritórios corporativos e negócios operados pela empresa no Brasil.

De acordo com Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e categorias da SouthRock, “A Starbucks Brasil está comprometida em criar uma cultura inclusiva que promova o respeito e a dignidade para partners e clientes. Por meio do projeto ‘Eu Sou’, reforçamos nosso apoio à comunidade trans em particular”.

Neste ano, o suporte da empresa na retificação dos nomes de integrantes também irá para as ONGs Casa Florescer e Casa 1, integrando-as ao projeto.

Impacto social

Uma grande marca como a Starbucks realizar um projeto como este tem grandes impactos, tanto na vida das pessoas que são diretamente auxiliadas com o projeto quanto na visibilidade da causa, colaborando para a luta de um mundo onde as pessoas possam assumir sua identidade de gênero com cada vez mais acolhimento. 

O depoimento de Jota Ramos, analista de atendimento ao cliente da Starbucks no Brasil, que teve o nome retificado na edição de 2021 do projeto, é uma clara evidência da importância de projetos como este. 

“Participar do projeto ‘Eu Sou’ realmente mudou minha vida, principalmente pela liberdade que ganhei de ser quem sou como sempre sonhei e imaginei. Foi uma virada muito grande: o Jota nasceu e mudou tudo que existia antes dele. […] Enquanto eu existir, lembrarei do projeto ‘Eu Sou’”. 

O projeto é uma das grandes ações da Starbucks, que também conta com esforços de inclusão LGBTQIA+ por meio da doação do lucro líquido da venda de produtos Starbucks, como o Pride Frappuccino e camisetas, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual e identidade de gênero.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar