No Dia Nacional da Visibilidade Trans: Starbucks lança a 3ª edição do projeto “Eu Sou”:
O nome é uma parte de quem cada pessoa é antes mesmo do dia do nascimento, compondo identidades para muito além do papel da certidão de nascimento e documentos pessoais.
Entretanto, um dos grandes desafios da comunidade trans é lidar com todos os entraves que o preconceito e restrições causam em suas vidas, incluindo a dificuldade de retificar seus nomes.
Neste cenário, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Starbucks Brasil lança a 3ª edição do projeto “Eu Sou”, que vai auxiliar os colaboradores trans da marca com todo o suporte legal e psicológico para passar por este processo e poder ter os nomes que representam quem essas pessoas, de fato, são.
Proposta do projeto
O projeto “Eu Sou” foi lançado pela primeira vez em 2020 e caminha para sua 3ª edição em 2022.
Os colaboradores do Starbucks são chamados de partners, e o projeto se destina à eles e ONGs parceiras, com a proposta de oferecer suporte jurídico e psicológico gratuito para os partners trans que almejam alterar nome e gênero na certidão de nascimento.
Este processo é burocrático e pode ser custoso para as pessoas, gerando mais uma dificuldade em torno da realidade de pessoas trans. Pensando nisso, pela primeira vez, a SouthRock – operadora licenciada da Starbucks no Brasil – expandirá seu apoio aos partners em seus escritórios corporativos e negócios operados pela empresa no Brasil.
De acordo com Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e categorias da SouthRock, “A Starbucks Brasil está comprometida em criar uma cultura inclusiva que promova o respeito e a dignidade para partners e clientes. Por meio do projeto ‘Eu Sou’, reforçamos nosso apoio à comunidade trans em particular”.
Neste ano, o suporte da empresa na retificação dos nomes de integrantes também irá para as ONGs Casa Florescer e Casa 1, integrando-as ao projeto.
Impacto social
Uma grande marca como a Starbucks realizar um projeto como este tem grandes impactos, tanto na vida das pessoas que são diretamente auxiliadas com o projeto quanto na visibilidade da causa, colaborando para a luta de um mundo onde as pessoas possam assumir sua identidade de gênero com cada vez mais acolhimento.
O depoimento de Jota Ramos, analista de atendimento ao cliente da Starbucks no Brasil, que teve o nome retificado na edição de 2021 do projeto, é uma clara evidência da importância de projetos como este.
“Participar do projeto ‘Eu Sou’ realmente mudou minha vida, principalmente pela liberdade que ganhei de ser quem sou como sempre sonhei e imaginei. Foi uma virada muito grande: o Jota nasceu e mudou tudo que existia antes dele. […] Enquanto eu existir, lembrarei do projeto ‘Eu Sou’”.
O projeto é uma das grandes ações da Starbucks, que também conta com esforços de inclusão LGBTQIA+ por meio da doação do lucro líquido da venda de produtos Starbucks, como o Pride Frappuccino e camisetas, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual e identidade de gênero.