Nissan revela impulso de US $ 18 bi em eletrificação para competir com rivais
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A Nissan anunciou que vai gastar 2 trilhões de ienes (17,59 bilhões de dólares) ao longo de cinco anos para acelerar a eletrificação de veículos, a fim de alcançar os concorrentes em uma das áreas de crescimento mais rápido para fabricantes de automóveis.
Esta é a primeira vez que a montadora, a terceira do Japão e uma das primeiras fabricantes de veículos elétricos (EV) para o mercado mundial, está revelando um plano de eletrificação abrangente.
A montadora japonesa disse na segunda-feira que lançará 23 veículos eletrificados até 2030, incluindo 15 veículos elétricos, e quer reduzir os custos da bateria de íon-lítio em 65% em oito anos.
A Nissan também planeja lançar todas as baterias de estado sólido com potencial para mudar o cenário até março de 2029.
As ações da Nissan caíram 5,6% na segunda-feira, desempenho inferior ao de seus principais rivais e em comparação com a queda de 1,6% do índice de referência do Japão.
O plano de eletrificação da Nissan surge no momento em que se retrai de uma busca pelo volume de vendas impulsionada pelo ex-presidente Carlos Ghosn, reduzindo a capacidade de produção e os tipos de modelo em um quinto para melhorar a lucratividade.
“É muito importante para a Nissan mostrar para onde vamos, e o plano de hoje é uma visão e direção que fala sobre o futuro”, disse o diretor de operações (COO) Ashwani Gupta quando questionado sobre o preço das ações, na galeria da sede em Yokohama, onde exibe apenas veículos eletrificados.
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Embora ainda apenas uma pequena parte dos veículos está nas estradas, os registros globais de carros elétricos em 2020 cresceram 41%, mesmo com a queda de quase um sexto no mercado geral de automóveis, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA).
A Nissan não se comprometeu, durante a cúpula do clima da Organização da Nações Unidas em Glasgow neste mês, a abandonar os veículos a gasolina, informando na segunda-feira que metade de sua frota de veículos será eletrificada até 2030, incluindo EVs e seus híbridos e-Power. Gupta disse que a meta é um ponto de referência que pode mudar.