BusinessTimes

Nissan pode deixar de fabricar SUVs no Reino Unido por Brexit

02 out 2019, 8:55 - atualizado em 02 out 2019, 8:55
Saída da Nissan seria um grande golpe para a manufatura do Reino Unido (Imagem: Reuters)

A Nissan Motor considera transferir a produção de seus SUVs do Reino Unido para outros locais se o país deixar a União Europeia sem acordo, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

A fabricação do SUV Qashqai pode ser transferida para a Espanha, enquanto o compacto Juke seria fabricado em outra unidade no exterior, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque as discussões são confidenciais.

A saída da Nissan seria um grande golpe para a manufatura do Reino Unido, já que a principal fábrica da empresa em Sunderland é a maior do país.

Em fevereiro, a Nissan suspendeu um plano para fabricar o utilitário esportivo X-Trail em Sunderland, citando o status não resolvido do comércio entre a UE e o Reino Unido após o Brexit.

O primeiro-ministro Boris Johnson deve enviar um ultimato à União Europeia nesta quarta-feira para negociar o Brexit segundo seus termos nos próximos nove dias. Se as negociações do Brexit fracassarem, o Reino Unido potencialmente deixará o bloco sem acordo.

Como uma vitrine para a automação e práticas modernas de trabalho, a unidade de Sunderland, no nordeste da Inglaterra, levou o Reino Unido a um recorde de produção e vendas de automóveis em 2016, antes que as preocupações em relação ao referendo do Brexit e uma campanha do governo contra modelos a diesel começassem a pesar sobre a demanda.

A Nissan disse em e-mail que, embora não comente especulações, os planos para a produção do Qashqai não mudaram.

“Hoje estamos entre as empresas com grandes investimentos no Reino Unido que ainda esperam clareza sobre como será o futuro relacionamento comercial entre o Reino Unido e a UE”, afirmou a empresa.

“Pedimos aos negociadores do Reino Unido e da UE que trabalhem em colaboração para um Brexit equilibrado e ordenado que continuará a incentivar o comércio mutuamente benéfico.”

A BMW planeja interromper a produção da fábrica do modelo Mini em Oxford por dois dias a partir de 31 de outubro e disse anteriormente que reduziria a produção ao eliminar um turno da jornada no caso de uma saída sem acordo.

O Financial Times havia publicado anteriormente sobre os planos da Nissan de transferir a produção do Qashqai em Sunderland caso o Reino Unido saia da UE sem acordo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar