Nintendo vê queda na vendas do Switch e elogia sucesso do filme “Super Mario”
A Nintendo disse nesta terça-feira que vê uma nova queda nas vendas de seu console Switch para 15 milhões de unidades no ano fiscal até o final de março de 2024, um recuo anual de 17%, que seria o terceiro ano consecutivo de declínio.
A empresa de jogos reconheceu a desaceleração da demanda pelo videogame, agora em seu sétimo ano no mercado, mesmo com a diminuição dos problemas na cadeia de suprimentos e reforço da empresa no catálogo de jogos.
“É difícil para as vendas de hardware e software do Switch manterem o mesmo ritmo”, disse o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, em coletiva de imprensa, acrescentando que ainda vê espaço para novos usuários virem para o dispositivo híbrido doméstico/portátil.
Com a desaceleração das vendas do Switch, a atenção dos investidores está voltada para um potencial sucessor do dispositivo, que já vendeu mais de 125 milhões de unidades.
“Com base no guidance, está bastante claro que o lançamento de um ‘Switch 2’ ou um hardware totalmente novo pode ser descartado neste ano fiscal”, disse Serkan Toto, fundador da consultoria Kantan Games.
O forte apelo da lista de personagens da Nintendo foi enfatizado nas últimas semanas pelo sucesso de bilheteria de “Super Mario Bros”, que está ajudando a empresa a diversificar além de seu principal negócio de consoles.
O filme superou as expectativas, disse Furukawa.
Na sexta-feira, a empresa lançará “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, um dos jogos mais esperados do ano. Os pedidos para o jogo estão progredindo bem, afirmou Furukawa.
A Nintendo disse que o lucro operacional caiu 15% em relação ao ano anterior, para 504,38 bilhões de ienes (3,73 bilhões de dólares) no ano encerrado em março. A companhia prevê que o lucro cairá 11%, para 450 bilhões de ienes no atual ano fiscal.