Nike “mergulha no metaverso” com aquisição de startup de colecionáveis em NFT
Nessa segunda-feira (13), a Nike anunciou sua imersão no metaverso com a aquisição da RTFKT.
RTFKT é um estúdio de colecionáveis conhecido por produzir tokens não fungíveis (NFTs) que unem cultura e gaming.
A marca foi lançada em janeiro de 2020 por Benoit Pagotto, Chris Le e Steven Vasilev.
A Nike disse, em uma declaração de imprensa, que a equipe da startup “faz uso do que há de mais moderno em ferramentas de jogos, NFTs, autenticação de blockchain e realidade aumentada para criar produtos e experiências virtuais únicos”.
A companhia de artigos esportivos não divulgou o valor do acordo. Em maio deste ano, RTFKT havia arrecadado US$ 8 milhões e avaliada em US$ 33,3 milhões.
“Essa aquisição é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e que nos permite atender atletas e criadores na interseção de esporte, criatividade, gaming e cultura”, disse John Donahoe, presidente e CEO da Nike.
RTFKT is now a part of the NIKE, Inc. family. ??? pic.twitter.com/5egNk9d8wA
— RTFKT Studios (@RTFKTstudios) December 13, 2021
“Estamos adquirindo uma equipe muito talentosa de criadores com uma empresa autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e expandir sua comunidade inovadora e criativa, além de estender as capacidades e a presença digital da Nike.”
RTFKT já tem um forte histórico no âmbito digital, com o lançamento recente de uma parceria com o artista Takashi Murakami, chamada “CloneX”. O projeto já obteve mais de US$ 75 milhões em volume de negociação, segundo o site CryptoSlam.
“Nike é a única marca do mundo que compartilha a profunda paixão que todos temos por inovação, criatividade e comunidade, e estamos animados para expandir nossa marca, a qual foi totalmente formada no metaverso”, disse Pagotto.