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Nielsen premia os produtos mais inovadores do mercado

28 ago 2019, 17:01 - atualizado em 28 ago 2019, 17:01
A Sadia, com o produto Salamitos, foi a empresa premiada na categoria Superstar (Imagem: Reprodução/Facebook Lojas Americanas)

A Nielsen estreou a Breakthrough Innovation Awards no Brasil, premiação que traz os produtos mais inovadores do mercado. Dividida em seis categorias, a empresa de mensuração e análise de dados selecionou os lançamentos que se destacaram por ouvir os consumidores e alcançar excelência na execução.

Na categoria Superstar, o prêmio ficou para a Sadia, com o produto Salamitos, que conseguiu gerar taxas de conversão fortes e sustentáveis, trouxe novos usuários à marca, mudou a forma de compra dos consumidores, buscou amplo alcance de compradores e assegurou suporte incremental de marketing, bem como o crescimento futuro do produto como o primeiro no setor.

A categoria Brand Grower, que mede a capacidade do produto em trazer novos usuários à marca e o alcance de compradores com publicidade e distribuição, premiou o NAN Supreme, da Nestlé.

A Verde Campo saiu vencedora na categoria Emerging Play com o Natural Whey, que conseguiu gerar taxas de conversão moderadas e desenvolver um segmento em crescimento na categoria. A empresa também conseguiu trazer aos consumidores propostas diferenciadas.

A Linha Fit Me, da Maybelline NY, levou o prêmio na categoria Targeted Play, uma vez que conseguiu gerar vendas em um objetivo específico, atingindo com publicidade e distribuição.

Com a Doritos Mystery, a Pepsico venceu na categoria Short Term Play (Imagem: Reprodução/Facebook Doritos)

Com a Doritos Mystery, a Pepsico venceu na categoria Short Term Play. É, segundo a Nielsen, um produto que, além de gerar fortes vendas no curto prazo, evitar desperdício de investimento e construir sua rede de distribuição e publicidade de maneira rápida, “cria hype para depois sair de cena”.

A categoria Crowd Pleaser não teve nenhum vencedor no Brasil, apenas na América Latina.

Evolução do mercado

A indústria nunca esteve tão dinâmica, concluiu a Nielsen. Os canais evoluíram com a atuação do e-commerce, a competição ficou mais acirrada e o comportamento do consumidor mudou. Para se destacar em meio a tantos players, os profissionais acabam sendo forçados a pensar diferente.

Desperdício com lançamentos

As empresas de bens de consumo desperdiçaram em conjunto US$ 4 bilhões de dólares em lançamentos de produtos nos últimos três anos, de acordo com um estudo elaborado pela Nielsen, principalmente por problemas com estratégia de marketing e com análise de mercado.

Para Cassiana Costa, especialista em Inovação da Nielsen Brasil, inovar se tornou o principal desafio para as empresas de bens de consumo.

“Os consumidores brasileiros se adaptaram à nova realidade de sucessivas crises”, afirmou Costa, que ressaltou o fato de 30% dos produtos promissores fracassarem no mercado por falta de suporte adequado das empresas.

“Eles não recebem aporte correto porque a estratégia é feita em bases frágeis e com um modelo de análise impreciso”, explicou a especialista.

Metodologia

O estudo que embasa a premiação Breakthrough Innovation analisou quase 2 mil lançamentos dos últimos três anos na América Latina. A pesquisa faz uso do modelo Activation Profiles, que garante às empresas do setor maior sucesso e diminuição dos obstáculos às inovações.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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