Nicolás Maduro divulga novo mapa da Venezuela, com área da Guiana anexada; confira
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, divulgou em seu perfil do X (ex-Twitter) novo mapa do país. Agora, o mapa conta com a área incorporada da Guiana.
Em 3 de dezembro, mais de 95% dos eleitores aprovaram a criação de um estado no país, chamado Guiana Essequiba, no território que pertence ao país vizinho, mas que o governo venezuelano alega ser seu.
“Imediatamente ordenei publicar e levar a todas as escolas, colégios, Conselhos Comunitários, estabelecimentos públicos, universidades e em todos os lares do país o novo Mapa da Venezuela com a nossa Guiana Essequiba. Este é o nosso querido mapa!”, publicou Maduro em seu perfil do X.
Ordené de manera inmediata publicar y a llevar a todas las escuelas, liceos, Consejos Comunales, establecimientos públicos, universidades y en todos los hogares del país el nuevo Mapa de Venezuela con nuestra Guayana Esequiba. ¡Este es nuestro mapa amado! pic.twitter.com/qliW31Lyb9
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) December 6, 2023
Além disso, em um pronunciamento público, Maduro anunciou que estava ordenando que a PDVSA, estatal petroleira, conceda licenças para a exploração de gás e petróleo na região.
Após o posicionamento de Maduro, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que o país irá acionar nesta quarta-feira (6) o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
“A Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo. A Venezuela declarou-se claramente uma nação fora da lei”, afirmou Ali.
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM DEZEMBRO: Confira o FII preferido para investir neste mês, segundo o analista Caio Araujo. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado:
Entenda por que a Venezuela quer parte da Guiana
Por trás dessa reivindicação, há razões estratégicas significativas. A região é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, ouro e minerais.
Além disso, sua localização geográfica é estrategicamente valiosa, oferecendo acesso ao Oceano Atlântico.
Especialistas apontam que a insistência de Maduro pode ser uma estratégia para fortalecer o sentimento nacionalista na Venezuela, um país que enfrenta severas crises econômicas e políticas.
Ao desviar a atenção do público para uma questão externa, Maduro busca consolidar seu poder interno.
A comunidade internacional tem observado com cautela os desdobramentos dessa disputa. A Guiana, apoiada pela decisão de um tribunal internacional em 1899, que atribuiu o território a ela, tem buscado soluções diplomáticas, apelando à Organização das Nações Unidas e à Corte Internacional de Justiça.
*Com Pedro Pligher