Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Nevoeiro fecha Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro

Agência Brasil - 18/01/2019 - 22:22

Um forte nevoeiro que atingiu bairros das zonas sul e oeste e a região central do Rio de Janeiro no fim da tarde de hoje (18) resultou no fechamento para pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont devido à dificuldade de visibilidade, segundo informações da Infraero. O serviço ficou interrompido por cerca de meia hora e, conforme o Centro de Operações do Rio (COR), o aeroporto voltou a funcionar às 19h04. O tráfego de veículos não foi prejudicado.

O COR informou que às 18h55, o nevoeiro começou a perder força na zona sul, mas ainda estava forte na Barra da Tijuca, zona oeste.

Segundo o Sistema Alerta Rio, a causa do nevoeiro no litoral da cidade foi a combinação dos ventos de brisa marítima um pouco mais frios que o normal, associados a um acréscimo expressivo de umidade, e valores elevados da temperatura da superfície do mar (TSM).

“Juntos, eles provocaram a condensação de vapor d’água sobre o mar, que são as gotículas que formam o nevoeiro. Este tipo nevoeiro normalmente ocorre quando um ar mais frio e úmido passa sobre uma superfície mais quente”, informou o sistema.

Continua depois da publicidade

Previsão

Para amanhã (19), o COR prevê temperatura máxima de 39º C, sem a ocorrência de chuva, predomínio de céu claro com poucas nuvens. A temperatura mínima deverá ficar em 22º. No domingo (20) há previsão de chuva na parte da tarde em pontos isolados. Segundo o Sistema Alerta Rio, não deve haver raios e nem ventania.

Na segunda-feira (21), as chances de chuva são maiores, com possibilidade de raios e rajadas de vento entre fracas e moderadas. Na terça-feira haverá sol e o céu ficará claro a parcialmente nublado. Temperatura máxima de 39ºC.

Hoje, a máxima (36ºC) foi anotada em São Cristóvão, na zona norte. O bairro de Santa Cruz perdeu hoje o posto dos últimos dias de maior temperatura, mas garantiu o lugar de maior sensação térmica: atingiu 42,2º C. O Sistema de alta pressão vai continuar influenciando as condições do tempo para os próximos dias. Embora possa variar, a temperatura continuará alta.

Última atualização por Gustavo Kahil - 18/01/2019 - 22:24