Entretenimento

Netflix planeja pagar bônus para cineastas com filmes de sucesso

19 set 2019, 13:47 - atualizado em 19 set 2019, 13:47
A abordagem marcaria uma mudança para a Netflix, que normalmente recompensa talentos com acordos antecipados (Imagem: Gabby Jones/Bloomberg)

A Netflix planeja pagar um bônus a cineastas, atores e produtores de filmes caso as produções façam sucesso, um novo incentivo para atrair projetos que poderiam cair nas mãos da concorrência, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

A medida do sucesso dependeria do filme, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque os planos são confidenciais. Um filme de prestígio pode ter seu incentivo atrelado ao número de prêmios, por exemplo. Os bônus para outros filmes podem ser baseados no número de espectadores.

A abordagem marcaria uma mudança para a Netflix, que normalmente recompensa talentos com acordos antecipados. Mas os bônus são diferentes dos tradicionais acordos “back-end” de Hollywood, segundo os quais cineastas recebem uma porcentagem do faturamento das bilheterias. Como os filmes da Netflix não são lançados nos cinemas em larga escala – sendo que alguns nem são exibidos -, não há expectativa de um alto retorno por essa via.

Scott Stuber, responsável pela unidade de filmes da Netflix, avaliou várias possibilidades com os produtores, disseram pessoas a par das conversas. Mas o executivo ainda não decidiu a maneira exata de recompensa, ou quantas pessoas receberiam o bônus, disseram.

Maior concorrência

A Netflix nunca ofereceu acordos back-end. A empresa cobre o custo total da produção e paga aos produtores um prêmio além do valor, proporcionado um ganho antes que o projeto seja lançado. Esses acordos são uma aposta mais segura, porque garantem uma quantia significativa ao produtor, mas também limitam o lucro potencial.

Mas a Netflix tem uma atuação mais polêmica no mercado cinematográfico. A empresa irritou cineastas, salas de cinemas e cinéfilos ao insistir que suas produções fossem lançadas ao mesmo tempo que nos cinemas, ou logo em seguida. Em resposta, algumas redes evitaram exibir os filmes da empresa. A rede Cineplex não permitiu que filmes da Netflix fossem exibidos em suas salas de cinema no Canadá durante o Festival de Cinema de Toronto, um dos eventos de maior prestígio do ano.

Os bônus são uma das muitas maneiras pelas quais a Netflix tenta atrair talentos. A empresa também começou a oferecer a certos filmes uma janela maior de lançamento em busca de prêmios. A dificuldade da Netflix de convencer as principais redes de cinema a exibirem seus filmes prejudicou muitos projetos, segundo as pessoas, reduzindo as chances de premiações.