Netflix (NFLX34) avança em games com aquisição de desenvolvedora finlandesa
A Europa está em evidência como nunca. Além de protagonizar as discussões internacionais nos últimos dias, também está liderando as novidades do universo dos games.
Nesta quarta-feira (02), a Netflix (NFLX; NFLX34) anunciou a compra da Next Games, empresa finlandesa de jogos mobile, por um total de € 65 milhões (cerca de US$ 72 milhões).
A desenvolvedora que tem seu capital aberto na bolsa de valores de Helsinki, da Finlândia, foi comprada através da aquisição total de suas ações – vendidas por € 2,10 cada. A transação foi aprovada pelo conselho da empresa e espera será concluído até o segundo trimestre deste ano.
Conhecida pelo desenvolvimento de games como “Stranger Things” e “The Walking Dead”, ambos baseados em séries exibidas pela Netflix. A aquisição da provedora de streaming é parte da estratégia da empresa para expandir seu catálogo de entretenimento com jogos on-line.
Através da parceria entre as duas empresas, a Netflix passa a ser detentora de dois jogos eletrônicos já consolidados no mercado de videogames e conta com o conhecimento – em tecnologia e inovação – da Next Games para o desenvolvimento de novos negócios no segmento.
“Com uma visão compartilhada e paixão por jogos, estamos ansiosos para receber a Next Games em uma cidade que é o lar de alguns dos melhores game-makers mobile do mundo”, afirmou Michael Verdu, VP de games da Netflix.
A Next Games foi fundada em 2013 por Teemu Huuhtanen, com uma longa experiência no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis baseados em franquias cinematográficas, a empresa finlandesa apresentou um faturamento de 27,2 milhões em 2020, com 95% do seu vindo de compras feitas dentro dos seus próprios apps.
Para Huuhtanen a fusão representa uma oportunidade para o desenvolvimento de novas experiências digitais através dos games da companhia. “Unir forças com o maior serviço de streaming do mundo, Netflix, representa uma oportunidade para uma continuação lógica e animadora de nossa estratégia de criar experiências interativas para que o mundo possa desfrutar”.