Netflix (NFLX34): Adição de 7,6 mi de usuários no 4T22 mostra sucesso de assinaturas com anúncios
As ações da Netflix (NFLX;NFLX34) fecharam o pregão de Nova York em alta de 7%, com investidores relegando uma queda expressiva do lucro líquido da companhia para focar em um surpreendente aumento da base de assinantes.
No último trimestre de 2022, a empresa superou e muito a expectativa dos mercados quanto à adição do número de assinantes: foram 7,66 milhões de novos usuários, ante uma projeção de 4,57 milhões.
“A estimativa menor de novos assinantes era devido à expectativa de uma limpa com relação as contas compartilhadas entre os assinantes. Contudo, este aumento significativo demonstrou como a empresa continua sendo atrativa ao consumidor”, diz Guilherme Zanin, da Avenue.
Megaproduções como “Wednesday” (Wandinha), “Harry and Meghan”, “Wandinha” e o filme de Rian Johnson “Glass Onion”, todos lançados no último trimestre do ano, foram citados como catalisadores de audiência para a plataforma.
Somente a estreia do documentário que conta as polêmicas dos membros da família real britânica foi acompanhado por cerca de 2,4 milhões de lares nos EUA e no Reino Unido.
Ao todo, a Netflix chega ao fim de 2022 portando uma base de 230 milhões de assinantes,, consagrando-a como a maior plataforma de streaming do mundo temporariamente. A Disney (DIS) tem permanecido no seu percalço desde o segundo trimestre do ano passado.
A surpresa com o número de assinantes acabou mitigando a ‘má notícia’ do balanço, que foi o lucro líquido de US$ 55,3 milhões no trimestre, um volume 90% inferior na base de comparação anual.
Aumento da inflação, competição acirrada e até mesmo a fuga de receita com compartilhamento de assinaturas foram percalços largamente citados pela empresa ao longo de 2022 como fatores de compressão das margens.
A companhia ainda anunciou uma receita líquida de US$ 7,85 bilhões no quarto trimestre, aumento de 1,9% na comparação ano-a-ano e um lucro por ação (LPA) de US$ 0,48.
Troca de CEO: ‘até os fundadores precisam evoluir’
A Netflix também anunciou uma mudança importante seguindo a diante: Reed Hastings, co-fundador e CEO da empresa pelos últimos 20 anos, sai para se tornar presidente executivo da companhia.
Em seu blog pessoal, Hastings informou que o conselho da empresa já discutia o planejamento de sucessão há muitos anos: “até os fundadores precisam evoluir!”, apontou
Assume a chefia geral de operações a dupla Greg Peters, diretor de produtos/negócios, e Ted Sarandos, chefe da área de conteúdo.
Embora a saída de Hastings do cargo de CEO represente o fim de uma espécie de era, a Netflix disse que a mudança de liderança “torna formal externamente como temos operado internamente”. O ex-CEO ainda acrescentou em seu blog que Sarandos e Peters têm “habilidades complementares, profundo conhecimento de entretenimento e de tecnologia e experiência comprovada na Netflix”.
Netflix indica sucesso de assinaturas com publicidade
Parte da euforia do investidor com os dados corporativos da Netflix vem da percepção de que o aumento na base de assinantes ocorreu mesmo diante da implementação do novo modelo de publicidade dentro da plataforma.
Na carta aos acionistas, a Netflix disse estar confiante com o sucesso das assinaturas com anúncios por preços mais baixos. A plataforma ainda afirmou que o engajamento melhorou mais do que o esperado, mas entende que há diversos ajustes a serem feitos.
Um deles seria a introdução de um pacote pago para assinaturas compartilhadas, indicando que o assunto permanece mais quente do que nunca nos centros de decisão da empresa de entretenimento.
A companhia ainda deixa “em aberto” a possibilidade de lançar um pacote gratuito aos assinantes, mas não entrou nos detalhes sobre as condições necessárias para tal, ou qual seria o perfil de títulos disponibilizado.
O bom resultado do experimento da Netflix com publicidade abre o apetite dos investidores com relação a outras plataformas de streaming que também devem seguir os passos da assinaturas descontadas com publicidade.