Empresas

Nestlé, Unilever e PepsiCo apostam em embalagens retornáveis

31 jan 2019, 17:11 - atualizado em 31 jan 2019, 17:16
(Divulgação TerraCycle)

Algumas das maiores empresas de consumo do mundo estão abrindo espaço para a reutilização de materiais. Isso ficou claro com o projeto lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos, chamado “Loop”, que tem como propósito oferecer produtos em embalagens reutilizáveis para diminuir o uso de plástico e ajudar na preservação do meio ambiente, informou Emily Chasan, para Bloomberg.

O projeto encabeçado pela companhia de reciclagem TerraCycle, de Nova Jersey (EUA), já conta com a parceria de 25 empresas incluindo a Nestlé, Unilever e PepsiCo.  De acordo com a empresa, a iniciativa busca reviver o costume do entregador de leite dos anos 40, como explica o fundador da TerraCycle Tom Szaky: “No modelo do entregador de leite, a embalagem era reutilizável e propriedade da leiteira, então resíduo plástico não existia”.

EXCLUSIVO: Conheça o novo Ranking de Fundos Money Times/App Renda Fixa

Os produtos do Loop estarão disponíveis em maio e serão comercializados inicialmente pela internet em Paris, com distribuição feita pelo grupo Carrefour, e nos Estados Unidos, nas cidades de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia. Ainda em 2019, o projeto terá parceiros em Toronto e Londres, com perspectiva para abertura em Tokyo em 2020.

Como funciona?

As empresas são responsáveis pela produção das suas próprias embalagens reutilizáveis. Para isso, as companhias precisão fazer o recipiente resistente a múltiplas lavagens e utilizações, o que deixa o processo duas vezes mais caro que o normal. Porém, a reutilização das embalagens ajudará a diminuir o custo de produção a longo prazo, melhorando o custo-benefício.

Os produtos poderão ser adquiridos online ou em estabelecimentos parceiros. Na hora da compra, o Loop solicitará aos consumidores um deposito de garantia que será devolvido junto ao retorno das embalagens. A empresa UPS se encarregará de retirar os recipientes vazios sem custo adicional.

O Loop custou aproximadamente 10 milhões de dólares para TerraCycle.

 

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista | Analista de Marketing
vitoria.fernandes@moneytimes.com.br
Linkedin
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar