O Melhor do Seu Dinheiro

Nenhuma surpresa no ovo de Páscoa: O plano da Petz, ETFs de criptomoedas, oferta da Hapvida e outras notícias

03 abr 2023, 8:33 - atualizado em 03 abr 2023, 8:34
ovos páscoa
A semana encurtada pelo feriado da Sexta-Feira Santa faz com que os olhos se voltem para o exterior. (Imagem: Pixabay/skoddeheimen)

Com o novo arcabouço fiscal em mãos, os investidores brasileiros podem começar a se preocupar com o almoço de Páscoa no domingo (09).

A agenda local desta semana está mais esvaziada, mas os olhos seguem atentos em Brasília.

Isso porque o Boletim Focus, tradicional publicação semanal do Banco Central, será divulgado hoje — e esse é o primeiro relatório do BC após a apresentação da regra que substituirá o teto de gastos, então existe alguma expectativa de mudança nas projeções.

O documento da autoridade monetária brasileira coleta as expectativas do mercado para indicadores da economia.

Na semana passada, os operadores do setor não abriram os ovos de Páscoa antes da hora, mas receberam bem a surpresa de um “teto flexível” de gastos e um “piso fixo” para investimento — o presente foi entregue pelo ministro da Economia, Fernando Haddad.

A semana encurtada pelo feriado da Sexta-Feira Santa faz com que os olhos se voltem para o exterior — e, por lá, todos estão atentos aos índices de gerentes de compras (PMIs, em inglês), indicadores da atividade econômica dos países.

Logo nesta segunda-feira (03), será divulgado o PMI industrial da Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos. Na quarta-feira (05), é a vez dos indicadores econômicos compostos e de serviços.

Por fim, já na sexta-feira (07) será divulgado o payroll dos EUA, o relatório de empregos mais importante do país.

A desaceleração do mercado de trabalho pode forçar o Federal Reserve (Fed, o BC americano) a baixar as taxas de juros  — ou, se os empregos se mantiverem em alta, abrir espaço para um aperto ainda maior.

Seja como for, a baixa liquidez devido ao feriado na sexta-feira (07) e as pausas locais na China entre hoje e quarta-feira devem trazer volatilidade às bolsas pelo mundo. 

Portanto, antes de se esbaldar em bacalhau e ovos de chocolate, acompanhe a cobertura completa dos mercados aqui no Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

FAREJANDO OUTRAS POSSIBILIDADES
O plano da Petz (PETZ3) para buscar rentabilidade após o fim da “revolução dos bichos” da pandemia. Estratégia da companhia para 2023 envolve lojas menores, encerramento de alguns serviços e piloto de plano de saúde para bichinhos.

NA ESTEIRA DO SUCESSO
ETFs de criptomoedas na bolsa seguem a euforia do bitcoin (BTC) e têm alta na casa dos dois dígitos. Todos os fundos de índice tiveram um desempenho melhor do que o Nasdaq 100, o S&P 500, o ouro e o Ibovespa. Veja o ranking.

FOLLOW-ON
Hapvida (HAPV3) tenta levantar até R$ 1 bilhão em oferta primária para sair de vez da UTI. A operação faz parte da estratégia anunciada no fim de março pela empresa para captar mais de R$ 2 bilhões em dinheiro novo.

CRISE NO VAREJO
Americanas (AMER3): Plano de recuperação judicial prevê pagamento de 55% da dívida, diz CEO. Ao jornal O Globo, o presidente da varejista também afirmou que a companhia tem reportado forte queda nas vendas digitais.

MUDANÇAS NA EX-ESTATAL
Eletrobras (ELET3) anuncia nova composição da diretoria executiva — e atualiza política de distribuição de dividendos. Além dos nove nomes para o alto escalão, a empresa também informou a adoção do “True Corporation” como modelo de gestão.

NA MIRA DA PROCURADORIA
Teve fraude? Compra do Credit Suisse pelo UBS é investigada pela Procuradoria Geral da Suíça. Segundo jornal, a autoridade reguladora contatou autoridades nacionais e locais e “emitiu ordens de investigação” para analisar e identificar qualquer ofensa criminal ocorrida no âmbito do acordo.

PONTE BRASIL – CHINA
Shein e Shopee ficarão para trás? AliExpress quer ampliar presença no interior do Brasil — e exportar produtos para a China. Jack Ma quer se colocar como ponte para produtos brasileiros valorizados no maior mercado asiático chegarem às casas dos chineses.

Boa semana para você!

seudinheiro@moneytimes.com.br