Nem juros maiores nos EUA abalam mercados globais nesta sexta-feira (18)
Os mercados globais operam em leve alta nesta sexta-feira (18), mesmo com investidores digerindo perspectivas de juros ainda maiores nos Estados Unidos, que poderiam oscilar entre 5% a 7% ao ano.
Os índices futuros de ações em Nova York avançavam nesta manhã, com o Nasdaq liderando o movimento a 0,5% e logo seguido pelo S&P 500 (+0,45%) e pelo Dow Jones (+0,3%) antes da abertura do mercado.
O investidor global a uma série de falas de membros do Federal Reserve (banco central dos EUA) na véspera, pessoas com poder de decisão sobre os rumos dos juros no país.
Entre os “fed boys” que discursaram ontem ao mercado estava o presidente do Federal Reserve de Saint Louis James Bullard, que afirmou que o atual patamar de juros ainda não está em uma zona considerada suficientemente restritiva.
Bullard sinalizou que os fed funds poderiam chegar entre 5% a 7% ao ano, bem acima dos patamares de juros precificados pelo mercado.
O minério de ferro, importante termômetro para a Vale (VALE3), fechou em alta de 2,19% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 745,5 yuans a tonelada métrica.
Já o petróleo tipo Brent, referência internacional usada pela Petrobras (PETR4), subia 0,3% com cada barril valendo US$ 90,05.
Aqui no Brasil, o Ibovespa (IBOV) flerta recuperar parte das perdas dos últimos pregões, após o após Guido Mantega renunciar ao posto na equipe de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ontem, o índice brasileiro teve ligeira queda de 0,49% e encerrou o dia aos 109,7 mil pontos.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.