Internacional

Negociações sobre pacote de alívio nos EUA continuam, mas líder republicano diz ser improvável acordo antes da eleição

09 out 2020, 15:40 - atualizado em 09 out 2020, 15:40
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante evento na Casa Branca
Inicialmente, o presidente Donald Trump havia se retirado das negociações nesta semana, apenas para depois recuperar o interesse em estabelecer um acordo bipartidário (Imagem: REUTERS/Tom Brenner)

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que retomaria as negociações sobre um possível pacote de estímulo relacionado à Covid-19 com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, nesta sexta-feira, enquanto republicanos do Senado expressaram dúvidas de que um acordo possa ser alcançado antes das eleições de 3 de novembro.

Pelosi, líder democrata no Congresso, disse que esperava alcançar um há muito ansiado acordo de alívio ao coronavírus enquanto se preparava para um terceiro dia consecutivo de negociações com Mnuchin, representando a Casa Branca nas conversas.

Inicialmente, o presidente Donald Trump havia se retirado das negociações nesta semana, apenas para depois recuperar o interesse em estabelecer um acordo bipartidário.

“Realmente espero que tenhamos um acordo em breve”, disse Pelosi, a principal democrata no Congresso, à MSNBC. Ela enfatizou auxílio aos governos estaduais e locais para ajudar a pagar salários da polícia, de profissionais de saúde e de outros profissionais de linha de frente.

Essa tem se mostrado um grande ponto de desacordo ao longo de meses de negociações. A pandemia infectou pelo menos 7,6 milhões de pessoas nos Estados Unidos e matou mais de 212 mil.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, o principal republicano no Congresso, disse duvidar que os parlamentares aprovariam um pacote antes das eleições presidenciais de 3 de novembro.

Nancy Pelosi
“Realmente espero que tenhamos um acordo em breve”, disse Pelosi (Imagem: REUTERS/Erin Scott.)

“A proximidade com a eleição e as diferenças de opinião sobre o que é necessário neste momento específico são muito grandes”, disse McConnell em coletiva de imprensa em seu Estado natal, Kentucky.

O senador republicano Ted Cruz também expressou ceticismo em torno das perspectivas de um acordo pré-eleitoral, culpando os democratas pela falta de progresso até agora. Nem McConnell nem Cruz têm participado diretamente das negociações.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar