Comércio

Negociações com UE podem ser alternativa às tarifas sobre automóveis, diz Ross ao FT

23 out 2019, 8:52 - atualizado em 23 out 2019, 8:52
EUA União Europeia Bandeiras
Para Trump, veículos e peças importados da UE representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA (Imagem: Reuters/Francois Lenoir)

Novas negociações com a União Europeia podem ser uma alternativa à imposição de tarifas sobre importações de automóveis no próximo mês, sugeriu o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, em entrevista ao Financial Times publicada nesta quarta-feira.

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou este ano que alguns veículos e peças importados representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA, mas adiou até novembro a decisão sobre a imposição de tarifas, a fim de permitir mais tempo para as negociações comerciais com a União Europeia.

“Uma (opção) seria dizer: ‘Eu simplesmente não vou fazer nada’; a segunda seria a imposição de tarifas sobre alguns ou todos (os países)… A terceira poderia ser alguma outra forma de negociação”, disse Ross, descrevendo as opções consideradas por Trump.

Na sexta-feira, os Estados Unidos começaram a impor tarifas sobre importações da UE no valor de 7,5 bilhões de dólares anuais, afetando produtos que variam de uísque britânico e vinho francês a azeitonas espanholas a queijo de todo o bloco.

Ross rejeitou as críticas à medida, dizendo que as tarifas não foram impostas unilateralmente e que a medida foi tomada com o “apoio total” da Organização Mundial do Comércio.

Comentando separadamente as negociações comerciais com a China, Ross disse que a o país asiático está seguindo “de boa fé” as garantias dadas em outubro de grandes compras de produtos agrícolas dos EUA.