NBA: leilão de equipamentos do time Sacramento Kings na Ethereum
A colaboração entre Sacramento Kings, ConsenSys e Treum é a primeira em um blockchain, pois essa tecnologia é usada para fornecer suporte ao fornecimento de uma cadeia de fornecimento transparente para equipamento esportivo utilizado durante os jogos da Associação Nacional de Basquete (NBA).
Sacramento Kings vão dar aos fãs a oportunidade de apostar em equipamentos utilizados pelos jogadores durante o decorrer do jogo. Por conta da vantagem da tecnologia de blockchain, fãs terão certeza da autenticidade dos itens adquiridos.
Cada item vendido na plataforma vai ser autenticado antes da venda. Isso é importante pois fornece ao comprador um histórico comprovável do item que, por sua vez, vem com benefícios significativos.
Os compradores adquirem um item que os confere os direitos de ostentação necessários, com autenticidade comprovável. Além disso, caso eles queiram revender o item no futuro, a procedência fornecida pela plataforma aumenta o valor do item.
Todos os detalhes sobre os itens vendidos na plataforma serão registrados e salvos no blockchain da Ethereum através da plataforma Treum. Todos os detalhes pós-venda, como empréstimos ou exibições, também serão registrados na Ethereum, com o consentimento do dono.
Durante os leilões ao vivo, fãs poderão finalizar sua aquisição usando cartões de crédito ou débito e cadastrar o endereço para onde desejam enviar o item.
A plataforma é simplificada; a maior parte das funções complexas são ocultas ao comprador a fim de facilitar a experiência.
Constantin Kostenko, arquiteto de produto da Treum, explicou: “nós escolhemos criar o design dessa implementação específica pensando como um fã do Kings.
A tecnologia de blockchain da Ethereum fornece transparência, autenticidade e proteção a fraudes para o fã, mas os detalhes técnicos estão ocultos a fim de oferecer uma experiência de usuário amigável”.
Kings continua inovando
O primeiro item vendido pela plataforma da Treum foi a camiseta usada por Buddy Hield, defesa do Sacramento Kings. Os lucros da venda foram doados para iniciativas do furacão Dorian porque Hield nasceu e morou nas Bahamas.
No futuro, o time planeja doar todo o lucro do processo de leilão ao vivo por meio da Sacramento Kings Foundation.
O leilão ao vivo só vai ser realizados durante jogos em casa na primeira fase da colaboração. A plataforma está disponível no site do time, além do acesso ao aplicativo.
Tanto os fãs que estão assistindo ao jogo ao vivo na arena como os fãs que estão assistindo em casa podem participar do leilão ao vivo, que é realizado durante o dia inteiro do jogo. A parte que apostar o maior valor adquire o item.
Ryan Montoya, CTO do Sacramento Kings, explicou as motivações do time para essa colaboração: “estamos empolgados em anunciar outro blockchain conforme buscamos aumentar a experiência dos fãs. Integramos a tecnologia de blockchain ao nosso negócio em várias plataformas, incluindo nosso programa de recompensas e, agora, nossos fãs terão a oportunidade de adquirir, de forma segura e em tempo real, produtos autênticos e utilizados durante os jogos, usando uma solução inovadora baseada em blockchain”.
Montoya está se referindo à adesão contínua pelo time de soluções baseado em blockchain. Sacramento Kings foi o primeiro time da NBA a aceitar o bitcoin como um meio de pagamento em sua arena em 2014.
Desde então, se tornou o primeiro time a minerar criptomoedas, lançando um programa de recompensas baseado em blockchain e fornece a seus fãs a primeira coleção cripto física da indústria de esportes profissionais.