CryptoTimes

‘Nazaré Amarga’, perfil do Twitter com 4,2 milhões de seguidores, é acusada de golpe com criptomoedas

25 abr 2023, 16:39 - atualizado em 25 abr 2023, 16:39
criptomoeda criptomoedas Nazaré Amarga meme Twitter
Perfil ‘Nazaré Amarga’ no Twitter utilizou narrativa de que nova “memecoin” seria criada e de quem investisse antes estaria no pré-lançamento; entenda (Imagem: Freepik/jcomp)

O perfil brasileiro da Nazaré Amarga no Twitter, de cunho humorístico, foi acusado na noite desta segunda-feira (24) de aplicar um golpe de “rug pull”, ou puxada de tapete, no valor de R$ 550 mil em criptomoedas.

O perfil, que conta com mais de 4,2 milhões de seguidores na rede social e outros 9,5 milhões no Instagram, e seu criador, Gabriel Marques, foram acusados por um especialista em investigar golpes com criptomoedas, chamado ZachXBT.

O perfil de humor é baseado na Nazaré Tedesco, personagem de Renata Sorrah da novela “Senhora do Destino” da Rede Globo. A famosa imagem da antagonista confusa olhando para fórmulas matemáticas viralizou na internet há um tempo.

Conforme o investigador, o perfil utilizou a narrativa para arrecadar criptomoedas de que uma nova “memecoin”, ou criptomoeda meme, seria criada. Segundo o acusador, o perfil dizia que quem investisse antes iria fazer parte do pré-lançamento da “memecoin”.

A suposta isca atraiu membros de uma comunidade de NFTs chamada “Nakamigos”, que enviou suas criptomoedas ao endereço.

No entanto, a “memecoin” Math Lady Coin (MATH) nunca chegou a ser lançada realmente e começou a preocupar os investidores. O lançamento sempre era adiado. Além disso, Gabriel Marques por diversas vezes abria mais “oportunidade” para que mais gente pudesse entrar no “pré-lançamento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meme da Nazaré Amarga no mundo das criptomoedas?

Após o perfil do Twitter, que supostamente seria sobre a nova “criptomoeda meme”, ser apagado os investidores começaram a realmente entender o que havia acontecido. O investigador de blockchain conta que não foi tão difícil chegar a suposta pessoa que aplicou o golpe.

Isso porque o endereço de blockchain que recebeu e enviou as criptomoedas das vítimas estava tatuado nas costas de Gabriel Marques, criador da página Nazaré Amarga.

(Imagem: ZachXBT/Twitter/Montagem Crypto Times)

“Como prova adicional do envolvimento de Gabriel com a moeda, ele até fez uma tatuagem de seu endereço de depósito da Binance e postou no Instagram. Concluindo, não tenho certeza se esse influenciador ou os detentores de Nakamigos foram mais burros nessa história”, comenta o investigador.

A história fica ainda um pouco mais estranha, depois que o investigador afirmou que Marques havia entrado em contato com ele para devolver o dinheiro dos prejudicados.

Entretanto, por desatenção, conforme o mesmo, o criador da página de humor enviou o dinheiro duas vezes para a mesma pessoa. A dupla transação fez com que algumas pessoas recebessem o dobro do que haviam perdido, e outras a ver navios.

“Atualização: Reembolsos estão sendo enviados pela Nazaré (menos taxa de gás) Parece que ele acidentalmente enviou a mesma transação duas vezes…”, diz.

O Crypto Times tentou contato com o perfil Nazaré Amarga, e com Gabriel Marques, mas até o momento da publicação da matéria não obteve resposta.