BusinessTimes

Natura (NTCO3): Depois do IPO da Aesop, quais podem ser os próximos passos?

18 out 2022, 16:47 - atualizado em 18 out 2022, 16:52
Natura
Cisão e IPO da Aesop destravaria valor, mas não XP acredita que seja o melhor momento para concretizá-los (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A possível oferta pública inicial de ações (IPO) da Aesop, subsidiária da Natura (NTCO3), pode caminhar para dois possíveis caminhos, segundo a XP Investimentos:

  • Fusão de NTCO LatAm e Avon Internacional em uma só unidade; e
  • Venda da The Body Shop.

A empresa de cosméticos anunciou na segunda-feira (17) que começou a estudar um comparativo entre um IPO e umspin-off  da Aesop. Uma eventual cisão da subsidiária poderia ser seguida de uma potencial oferta pública, afirmou a companhia.

O estudo comparativo visa avaliar estruturas alternativas que possam agregar mais valor para a Aesop, disse a Natura.

Segundo o Goldman Sachs, uma potencial cisão ou IPO pode eventualmente liberar valor para os acionistas da Natura. No entanto, a XP não acredita que agora seja o melhor momento para concretizar as transações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais podem ser os próximos passos?

  • Fusão de NTCO LatAm e Avon Internacional

Para os analistas da XP, com um eventual IPO da Aesop, as companhias NTCO LatAm e Avon Internacional podem ser fundidas em só uma unidade de negócio.

Segundo eles, não há razão para existirem duas unidades de negócios para a marca Avon, enquanto o foco deve se voltar para os principais mercados da Avon Internacional, saindo de países pouco rentáveis.

  • Venda da The Body Shop

Outro movimento provável após a oferta pública da subsidiária, é a venda da unidade da The Body Shop.

Os analista avaliam o movimento como positivo, uma vez que reduziria a complexidade da companhia, além de representar um desinvestimento de um ativo que demanda atenção e capital.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.