BusinessTimes

Natura (NTCO3): Conselho autoriza estudo para avaliar realização de IPO ou cisão da Aesop

17 out 2022, 19:31 - atualizado em 17 out 2022, 19:31
Natura
De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa de cosméticos, a cisão poderia ser seguida de uma potencial oferta pública. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A Natura&Co (NTCO3) informou nesta segunda-feira (17) que seu conselho de administração autorizou o início de um estudo comparativo entre uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e um spin-off (separação do grupo) da Aesop, marca de luxo e bem-estar da companhia.

De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa de cosméticos, a cisão poderia ser seguida de uma potencial oferta pública.

O estudo comparativo visa avaliar estruturas alternativas que possam agregar mais valor para a Aesop, disse a Natura.

“Tais estruturas que, conforme mencionado no Comunicado ao Mercado de 15 de setembro de 2022, não haviam sido discutidas ou avaliadas pelo conselho de administração até hoje, incluem um spin-off da Aesop”, disse a varejista.

O IPO vem sendo avaliado pela administração nos últimos meses como uma alternativa para financiar o crescimento da Aesop. A estratégia está alinhada com o objetivo da companhia de “proporcionar maior autonomia e responsabilidade às suas marcas e unidades de negócios”.

A Natura reforçou que um IPO ou spin-off só será realizado “na medida em que for do melhor interesse da Natura&Co, e após a conclusão de uma reorganização societária que pode exigir aprovações de acionistas, credores e reguladores.

Qualquer operação que envolva a migração de parte do investimento detido pelos acionistas da Natura&Co para uma holding constituída fora do Brasil também estaria sujeita à anuência da maioria das ações em circulação da companhia presentes na assembleia geral de acionistas para aprovar a reorganização societária, conforme exigido pelo regulamento do Novo Mercado, completou.

A Natura disse que, em ambos os casos (IPO ou spin-off), os negócios da Aesop continuariam sendo liderados por seu CEO, Michael O’Keeffe, por meio de uma holding a ser listada nos Estados Unidos, que deteria as subsidiárias da Aesop.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!