Natura negocia compra da rede de cosméticos The Body Shop
A Natura pretende comprar 100% das ações da The Body Shop International e seu grupo de subsidiárias, com fechamento da operação ainda em 2017. A oferta vinculante foi apresentada para a L’Óreal em Paris e considera o valor, enterprise value, de 1 bilhão de euros. De acordo com nota enviada à imprensa, a integração levará o grupo Natura a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil colaboradores, 3,2 mil lojas e um portfólio de mais de 2 mil produtos, além de 1,8 milhão de consultoras independentes.
Segundo fato relevante da Natura, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as partes firmaram um acordo de exclusividade e será submetida à consulta do conselho de empregados da L’Óreal, em cumprimento da lei francesa. A Natura também informou que já possui financiamento dos recursos em montante suficiente para o pagamento do preço total.
“A companhia entende que foi dado um passo importante para a possível aquisição da The Body Shop e informa que a conclusão da operação depende do atendimento de determinados eventos requeridos pela legislação aplicável”, informou a Natura, em fato relevante. “Com essa transação, o Grupo Natura passa a ter três marcas com forte identidade: Natura, Aesop e The Body Shop.
Esse movimento fortalecerá nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais”, diz João Paulo Ferreira, presidente da Natura, em nota enviada à imprensa. A The Body Shop, fundada em 1976, na Inglaterra, é uma rede mundial de cosméticos, com mais de 3 mil lojas distribuídas em 60 países, sendo 133 lojas no Brasil em dezembro de 2016. Em 2016, The Body Shop gerou receitas líquidas de 921 milhões de euros. A Natura fará teleconferência na segunda-feira, 12, às 9h, para detalhar a operação.
(Por Marcelle Gutierrez)