Natura é a empresa mais inovadora do Brasil; veja ranking
A Natura (NTCO3) é a empresa mais inovadora do mercado brasileiro, revelou a nova edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, levantamento desenvolvido pela PwC e pelo Valor Econômico. No sexto ano do ranking formado por 150 companhias, a varejista de cosméticos tirou a liderança da Embraer (EMBR3), que foi rebaixada para a terceira colocação.
O Einstein subiu duas posições de 2019 para 2020, atingindo a segunda colocação. Petrobras (PETR3;PETR4), Cielo (CIEL3) e Bradesco (BBDC4) também estão entre as dez empresas mais valiosas deste ano.
Ranking 2020 | Ranking 2019 | Empresas | Setor |
---|---|---|---|
1 | 2 | Natura | Cosméticos, higiene pessoal e limpeza doméstica |
2 | 4 | Einstein | Serviços médicos |
3 | 1 | Embraer | Bens de capital |
4 | 6 | Petrobras | Petróleo & gás e petroquímic |
5 | 11 | Robert Bosch Ltda. | Automotivo e veículos de grande porte |
6 | 8 | Cielo | Serviços financeiros |
7 | 3 | Whirlpool | Eletroeletrônica |
8 | 5 | WEG | Bens de capital |
9 | 7 | Bradesco | Bancos |
10 | 9 | CNH Industrial | Automotivo e veículos de grande porte |
Setores
No ranking dos bancos, o Original está entre os cinco principais nomes do setor. A fintech ocupa o quarto lugar, entre as instituições financeiras tradicionais Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3).
Bancos | ||
---|---|---|
Ranking 2020 | Empresas | Ranking 2019 |
1 | Bradesco | 1 |
2 | Itaú | 2 |
3 | Santander | 3 |
4 | Original | 5 |
5 | Banco do Brasil | 4 |
O Magazine Luiza (MGLU3), que não estava listado no ranking do ano passado, é o destaque da nova edição no setor de comércio e vestuário, superando Mercado Livre e Pernambucanas. Frederico Trajano, CEO do varejista, foi reconhecido como o executivo inovador em 2020.
Comércio e vestuário | ||
---|---|---|
Ranking 2020 | Empresas | Ranking 2019 |
1 | Magazine Luiza | N/A |
2 | Mercado Livre | 1 |
3 | Pernambucanas | 2 |
4 | Soma grupo | N/A |
5 | B2W | N/A |
MRV (MRVE3), Vale (VALE3), Cogna (COGN3) e Vivo (VIVT3;VIVT4) são as empresas mais inovadoras de seus respectivos setores.
Metodologia
O tema da pesquisa de 2020 foi “Competências do Futuro”.
O processo de elaboração do ranking levou em consideração cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.
A pesquisa teve como objetivo analisar como cada um desses pilares é construído nas empresas instaladas no Brasil, e como isso se reflete nas práticas de inovação de cada participante.