BusinessTimes

Natura aproveita período de quarentena para ampliar canais digitais e acelerar integração da Avon

14 set 2020, 16:29 - atualizado em 14 set 2020, 16:29
Durante a quarentena, a Natura&Co migrou seus investimentos para o meio digital, reduziu os custos de impressão de catálogos e realizou menos eventos, lançamentos e treinamentos físicos (Imagem: Instagram/Natura)

A Natura&Co (NTCO3) está progredindo com a integração da Avon. Durante uma reunião com o UBS, a administração da empresa disse que a boa performance de vendas da Natura e da The Body Shop no segundo trimestre permitiu que ela acelerasse o processo e começasse a capturar sinergias, principalmente na cadeia de suprimentos.

“A bem estabelecida relação da Natura com os fornecedores aumentou o engajamento e a fidelidade da companhia, o que ajudou durante o período de pandemia e protegeu a empresa de engarrafar a produção”, comentaram os analistas Gustavo Piras Oliveira, Gabriela Katayama e Rodrigo Alcantara, em relatório divulgado pelo banco aos clientes.

Digitalização

Durante a quarentena, a Natura&Co encontrou formas de economizar ao mesmo tempo que pagava comissões maiores aos consumidores online. A empresa migrou seus investimentos para o meio digital e de mídias sociais, reduziu os custos de impressão de catálogos e realizou menos eventos, lançamentos e treinamentos físicos.

Agora, as oportunidade digitais também devem recair sobre a Avon, que ainda fica para trás na digitalização, especialmente no mercado da América latina (excluindo o Brasil).

“A Natura&Co está priorizando R$ 400 milhões em capex e opex para investir em TI, dos quais a maior parte será direcionada à Avon”, disse o UBS.

A Natura&Co está focada em garantir a retomada da Avon. Na divisão internacional, a Avon está lançando nas redes sociais a nova campanha de revitalização da marca, implementando uma nova estrutura de comissão de vendas e reduzindo o ciclo dos produtos (de 19 para 12), o que deve refletir na redução dos custos.

Na divisão internacional, a Avon está lançando nas redes sociais a nova campanha de revitalização da marca (Imagem; Facebook/Avon)

Neutra

O UBS adotou recomendação neutra para a ação da Natura&Co. De acordo com o banco, alguns fatores que beneficiaram a companhia no segundo trimestre devem acabar com o fim de contratos postergados e subsídios, o retorno das atividades promocionais no terceiro trimestre e a implementação de sinergias de custos gerais e administrativos.

Apesar da cautela, os analistas continuam vendo impacto positivo no mix de produtos conforme a demanda por fragrâncias inicia seu processo de normalização.