Nasdaq tem queda de 80% nas novas listagens em 2022
Listagens de ações na Nasdaq caíram cerca de 80% neste ano, pressionadas pela falta de apetite de investidores impactados pela volatilidade do mercado acionário, diante da alta dos juros pelo Federal Reserve.
Um total de 156 empresas listaram ações na bolsa norte-americana neste ano, levantando quase 15 bilhões de dólares em ofertas públicas iniciais (IPO), bem longe das 743 companhias que levantaram 180 bilhões em 2021, segundo dados da Nasdaq.
O comitê de política monetária do Fed indicou que vai subir os juros para acima de 5% em 2023, um nível não visto desde a crise econômica de 2007, esmagando expectativas de que o banco central norte-americano poderia aliviar o ciclo de aperto.
O ano tem sido especialmente duro para companhias de tecnologia, já que a alta dos juros ampliou a atratividade de títulos de dívida do governo, tornando ações menos atraentes. Isso também pesou sobre os IPOs de tecnologia, que geralmente são o grosso das listagens de ações nos EUA.
No ano, o índice Nasdaq Composite (US100) acumula queda de 28% ante quedas de 16,2% do S&P 500 (SPX) e de 6,5% do Dow Jones Industrial Average (DJI) .
O ano também viu uma grande queda nas listagens de empresas “de cheque em branco”, conhecidas pela sigla em inglês SPAC e que foram a tendência de investimento mais aquecida do ano passado. No total, 68 SPACs listaram ações em bolsa este ano, ante 110 em 2021.
A fraqueza no mercado de IPOs deve se prolongar no primeiro semestre de 2023, disse a presidente-executiva da Nasdaq, Adena Friedman, no mês passado. Ela acrescentou que a atividade pode retomar a partir da segunda metade do próximo ano.