Mercados

Nasdaq encerra em queda sob pressão de setor de tecnologia; receio sobre inflação pesa

17 fev 2021, 18:48 - atualizado em 17 fev 2021, 18:49
Nasdaq Mercados
As ações de tecnologia lideraram as perdas nos índices S&P 500 e Nasdaq (Imagem: Reuters/Shannon Stapleton)

O índice Nasdaq encerrou em queda, enquanto o S&P 500 fechou praticamente estável nesta quarta-feira, com a migração de investidores das ações de tecnologia, enquanto preocupações com a inflação adicionaram alguma pressão sobre os mercados acionários.

Mas o Dow Jones subiu, amparado em parte pelos ganhos das ações da Verizon Communications Inc e da Chevron Corp, depois que a Berkshire Hathaway Inc, de Warren Buffett, anunciou na terça-feira grandes investimentos nas empresas. As ações da Verizon subiram 5,2% e as da Chevron avançaram 3%.

As ações de tecnologia lideraram as perdas nos índices S&P 500 e Nasdaq.

Os papéis de Apple Inc, PayPal Holdings Inc e Nvidia Corp foram os que mais pesaram em ambos os índices. O índice de tecnologia do S&P 500 teve queda de 1%.

Por outro lado, o segmento de energia subiu 1,5%, liderando os ganhos entre os setores do S&P 500, já que uma interrupção na produção de petróleo do Texas aumentou os preços da commodity.

Uma forte recuperação nas vendas no varejo nos EUA ajudou as ações de consumo discricionário a avançar 0,7%.

O S&P 500 e o Nasdaq reduziram as perdas, enquanto o Dow aumentou os ganhos após a divulgação da ata da reunião de política monetária de janeiro do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).

Todos os participantes da reunião apoiaram a decisão de manter uma política monetária acomodatícia. O Fed se comprometeu a manter as taxas de juros próximas de zero até que a inflação suba para 2% e caminhe para ultrapassar esse nível.

“O mercado está refletindo com precisão a combinação de taxas de juros baixas e um Fed com postura estimulativa (na política monetária)”, disse Oliver Pursche, presidente da Bronson Meadows Capital Management, em Fairfield, Connecticut.

No entanto, a postura acomodatícia do Fed, juntamente com o pacote proposto pelo presidente Joe Biden de 1,9 trilhão de dólares como alívio à pandemia, tem levado alguns analistas a alertar sobre um aumento da inflação.

Como resultado, alguns investidores temem que o Fed possa ter que mudar de rumo antes do esperado.

Esses temores, endossados por um forte aumento recente nos yields dos Treasuries, contribuíram para quedas recentes do mercado.

O Dow Jones (DJI) subiu 0,29%, para 31.613,02 pontos, o S&P 500 (SPX) teve variação negativa de 0,03%, para 3.931,33 pontos, e o Nasdaq (US100) caiu 0,58%, para 13.965,50 pontos.

reuters@moneytimes.com.br