CryptoTimes

Nasdaq e gestora brasileira Hashdex lançam o primeiro ETF de cripto do mundo

22 set 2020, 11:37 - atualizado em 22 set 2020, 11:37
ETFs são um tipo de valor mobiliário que envolve um conjunto de valores mobiliários como ações que geralmente rastreiam um índice subjacente, apesar de poderem investir em inúmeros setores a indústria ou diversas outras estratégias (Imagem: Yahoo Finance)

Na última sexta-feira (18), a gestora brasileira de criptoativos Hashdex recebeu aprovação para lançar o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) do mundo em conjunto com a Nasdaq.

Chamado de “Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF”, será um ETF tradicional que replica o índice “Nasdaq Crypto Index”, que fornece dados do cenário institucional de investimentos em criptoativos.

O ETF será listado na Bolsa de Valores de Bermudas (Bermuda Stock Exchange ou BSX), tradicional mercado de listagem de fundos e produtos estruturados. Bermudas foi a região escolhida devido a regulação inovadora para o segmento de criptoativos.

“Com apoio da Nasdaq, nosso administrador de índice, e da BSX, estamos trazendo ao mercado o primeiro ETF criptoativos do mundo. Acreditamos que essa ação vai impactar e transformar positivamente os mercados financeiros nos próximos anos. Além disso, o lançamento coloca a Hashdex como um player global relevante no segmento de cripto. Estamos muito orgulhosos disso”, afirma Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex.

Sampaio afirma que o projeto é mais uma confirmação de que investimentos em cripto estão sendo vistos com maior interesse e confiança.

“Esse processo também deverá acelerar a entrada de investidores institucionais neste segmento. É uma tendência que cada vez mais se torna concreta”, conclui ele.

ETFs de bitcoin são um assunto polêmico no setor cripto mundial pois, a SEC afirmava que não protegiam os investidores da manipulação de mercado, mas podem ser uma grande oportunidade para o setor cripto.

Além disso, Andreas Antonopoulos, escritor e grande defensor do bitcoin, explicou sua visão sobre o produto financeiro.

Nasdaq Market Technology:
como o mercado tradicional vê os criptoativos?

Tradutora de conteúdos sobre criptomoedas
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
daniela.nascimento@moneytimes.com.br
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br