Mercados

Wall Street: Nasdaq cai mais de 3% após dados de inflação fracassarem em oferecer alívio

11 maio 2022, 18:53 - atualizado em 11 maio 2022, 18:53
As ações da Apple caíram 5,2% e exerceram a maior influência negativa nos índices Nasdaq e S&P 500 (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly/File Photo)

Os mercados de ações dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta quarta-feira, com o Nasdaq em baixa de mais de 3% e o Dow em declínio pelo quinto dia consecutivo, depois de dados de inflação no país terem contribuído pouco para aliviar preocupações de investidores sobre as perspectivas para as taxas de juros e a economia.

O índice S&P 500 (SPX) fechou em queda de 1,65%, a 3.935,18 pontos. O Dow Jones (DJI) caiu 1,02%, a 31.834,11 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) recuou 3,18%, a 11.364,24 pontos.

O índice de referência S&P 500 agora está 18% abaixo de seu recorde de fechamento de 3 de janeiro.

O relatório mensal do índice de preços ao consumidor do Departamento do Trabalho sugeriu que a inflação pode ter atingido o pico em abril, mas deve permanecer forte o suficiente para manter o Federal Reserve no calço para esfriar a demanda.

“Isso (o dado de inflação) não dissipou a noção de que há mais a ser feito em termos de controle da inflação”, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe de ações da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte.

“O mercado está tentando entender se também veremos uma retração do crescimento maior do que a esperada”, à medida que o Fed aumenta as taxas, disse ela.

As ações da Apple caíram 5,2% e exerceram a maior influência negativa nos índices Nasdaq e S&P 500.

“Há muito foco agora na Apple”, disse Krosby. “Dado seu peso, a Apple é a referência para o mercado de muitas perspectivas.”

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!