Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Napster foi a primeira rede P2P a disruptar uma indústria

Leandro França de Mello - 18/06/2019 - 0:30

 

(Pixabay)

 

 

Assim como Napster foi para a música no final da década de 90 e que revolucionou o compartilhamento de músicas, arrepiando os cabelos das gravadoras e artistas, como foi o caso do Metallica que lutou ferozmente contra o serviço.

Também é o Bitcoin e as criptomoedas em geral hoje para os bancos e sistemas financeiros tradicionais. O fato é que o Napster inaugura as primeiras redes P2P.

Napster foi fundado por Shawn Fanning e Sean Parker. Inicialmente, o Napster foi concebido como um serviço independente de compartilhamento de arquivos peer-to-peer por Shawn Fanning. O serviço funcionou entre junho de 1999 e julho de 2001. Sua tecnologia permitiu que as pessoas compartilhassem facilmente seus arquivos MP3 com outros participantes.

No seu auge, o Napster tinha cerca de 80 milhões de usuários cadastrados. O Napster tornou relativamente fácil para os entusiastas da música fazer o download de cópias de músicas que de outra forma eram difíceis de se obter, como músicas mais antigas, gravações inéditas de concertos.

 

Disrupção na indústria da música

Mesmo com um cenário em aberto, até mesmo o Napster entrou na onda do streaming. Após a empresa original ter fechado suas portas, sua marca foi vendida e rodou pela mão de corporações – incluindo a varejista americana Best Buy. Desde 2011, está na mão da RealNetworks e tomou o lugar da marca Rhapsody como serviço de streaming. Hoje, tem 2,5 milhões de usuários e cobra mensalidade de R$ 16,90 pelo acesso a 62 milhões de canções.

O que podemos apreender dessa história, é o que convencionou-se a chamar de poder das multidões, associada à alta tecnologia baseada em sistemas open source, concedeu a um programador em um dormitório em uma universidade, criar algo que quase matou as gravadoras, antes inclusive do estouro da bolha das ponto.com no início do século XXI. Em 2013 nascia o Bitcoin que veio para disruptar os bancos e os sistemas de pagamentos.

O Cryptowatch indica a Atlas BTC para compra dos seus bitcoins. Com a Atlas BTC, agora você pode comprar Bitcoin e investir no Quantum com segurança e em poucas horas, com um processo ágil e sem burocracia!

Leia mais sobre: Bitcoin, P2P

Última atualização por Leandro França de Mello - 17/06/2019 - 19:59