‘Não vejo nenhuma possibilidade de mudança em relação à autonomia do BC’, diz Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, voltou a dizer que a autonomia do Banco Central não será revista em plenário.
“A autonomia do Banco Central foi uma conquista dos últimos anos e o Brasil está alinhado com outros países […] Não vejo nenhuma possibilidade de mudança em relação à autonomia”, afirmou Lira durante evento do BTG Pactual.
Essa não é a primeira vez que Lira destaca a importância de um Banco Central independente e que descarta que o Congresso vá aprovar qualquer alteração da lei de autonomia.
O deputado ainda destacou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da autoridade monetário, Roberto Campos Neto, são duas pessoas que vão saber dialogar. Nas últimas semanas, Lula vem criticando duramente a política monetária adotada pelo Banco Central.
“A gente precisa trazer esse debate para o bastidor e ajustar o que precisa ajustar. Acredito que o ministro Fernando Haddad, Lula e Campos Neto vão encontrar uma maneira de resolver isso com sensatez”, diz.
Sobre a possibilidade de Campos Neto ser convocado para explicar ao Congresso Nacional o atual patamar da Selic, Lira afirma que esse não deve ser um problema para o economista.