Economia

Não vamos mudar nossa forma de atuar no câmbio, nível não importa, diz Kanczuk

19 out 2021, 14:25 - atualizado em 19 out 2021, 14:25
Kanczuk  participou de um evento promovido pelo JP Morgan (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta terça-feira que a autoridade monetária não irá mudar sua forma de intervenção no câmbio, que é sempre motivada pelo mau funcionamento do mercado, reiterando que o BC não olha para o nível da moeda.

“Intervenção não motivada pela perspectiva para a inflação. Intervenção é sempre motivada pelo mau funcionamento do mercado. Algumas vezes, é óbvio que há mau funcionamento e todo mundo pode ver, algumas vezes o BC tem informação melhor e vê que há algo acontecendo”, disse ele em evento promovido pelo JP Morgan.

Sobre a intervenção dos últimos dias, Kanczuk disse que o contexto foi mais confuso, pois foi tomada decisão de quanto o BC venderia, mas em um desses dias o real abriu mais forte, o BC vendeu dólares e isso pressionou o mercado “muito mais”, levando os agentes a questionar a atuação.

“Isso não teve nada a ver, novamente, com o nível e com o preço, isso teve a ver com o mau funcionamento (do mercado)”, defendeu ele, acrescentando que a política de intervenção do BC não vai mudar “de jeito nenhum”.

reuters@moneytimes.com.br