Otan

Não troque sua segurança por lucros econômicos, diz Otan a países

24 maio 2022, 7:40 - atualizado em 24 maio 2022, 7:40
Jens Stoltenberg
“Não estou argumentando contra o comércio com a China, mas estou dizendo que, por exemplo, o controle das redes 5G é de importância vital para a segurança”, disse Stoltenberg (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann)

Os países ocidentais não devem trocar sua segurança por lucros econômicos, alertou o secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, nesta terça-feira, referindo-se ao debate sobre o uso da tecnologia chinesa em redes 5G e a construção do gasoduto Nord Stream 2.

“Devemos reconhecer que nossas escolhas econômicas têm consequências para nossa segurança. A liberdade é mais importante do que o livre comércio”, disse Stoltenberg aos líderes empresariais reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

“Não estou argumentando contra o comércio com a China, mas estou dizendo que, por exemplo, o controle das redes 5G é de importância vital para a segurança”, disse Stoltenberg.

“Não podemos dizer que, no interesse dos lucros e do livre comércio, apenas abrimos essas redes também para fornecedores que realmente não são confiáveis quando se trata de nossa segurança”, acrescentou Stoltenberg.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!