Internacional

Não subestime a força militar da Rússia, alerta chefe de defesa alemão

31 ago 2022, 12:09 - atualizado em 31 ago 2022, 12:09
Eberhard Zorn
Referindo-se à situação militar na Ucrânia, Zorn disse que a dinâmica do ataque da Rússia diminuiu, mas a Rússia ainda está avançando firmemente (Imagem: REUTERS/Michele Tantussi)

O chefe de defesa da Alemanha alertou que o Ocidente não deve subestimar a força militar de Moscou, dizendo que a Rússia tem margem para abrir uma segunda frente se assim o desejar.

“A maior parte das forças terrestres russas pode estar presa na Ucrânia no momento, mas, mesmo assim, não devemos subestimar o potencial das forças terrestres russas para abrir uma segunda frente de guerra”, disse o general Eberhard Zorn, soldado de mais alto escalão da Bundeswehr, em entrevista à Reuters.

Além do exército, a Rússia também tem marinha e força aérea à sua disposição, acrescentou.

“A maior parte da marinha russa ainda não foi mobilizada na guerra contra a Ucrânia, e a força aérea russa ainda tem um potencial significativo, o que também representa uma ameaça para a Otan”, disse Zorn.

A Bundeswehr, forças armadas alemãs, apoia regularmente as missões de policiamento aéreo da Otan sobre os países bálticos com caças e, tendo uma das frotas mais fortes da região, também está acompanhando de perto os desenvolvimentos no Mar Báltico.

Zorn, falando antes do início de uma ofensiva ucraniana no sul, enfatizou que a Rússia continua a ter reservas substanciais.

“No que diz respeito às suas forças armadas, a Rússia é muito capaz de expandir o conflito regionalmente”, disse o general. “Que isso seria uma coisa muito irracional para a Rússia fazer é uma história diferente.”

Referindo-se à situação militar na Ucrânia, Zorn disse que a dinâmica do ataque da Rússia diminuiu, mas a Rússia ainda está avançando firmemente.

Ele também sugeriu que a Rússia não está prestes a ficar sem munição tão cedo.

Zorn também disse que as forças russas estão atualmente focadas em conquistar Donbas, a região industrial do leste da Ucrânia, onde os separatistas apoiados por Moscou já detêm pedaços de território. Nenhuma resolução militar estava à vista ainda, no entanto, segundo ele.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar